quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Representantes da Costa do Marfim definem últimos detalhes para a estadia em Águas de Lindóia

1621691_426607100819117_843346077_n

Representantes da seleção de futebol da Costa do Marfim estiveram em Águas de Lindóia na última semana. A visita teve como intuito definir e planejar ações durante a estadia da Seleção no município. Para isso, estiveram reunidos na noite de sexta-feira, 21 os marfinenses, Cheik Diop e Mamadou Keita, o diretor de Esportes e Recreação de Águas de Lindóia, Antônio Henrique Corsi e Oscar Bernardi, proprietário do Centro de Treinamento Oscar Inn, que receberá os jogadores e toda equipe técnica durante o mundial.

Entre os assuntos decididos na reunião um deles foi a realização de pelo menos um jogo treino no Estádio Municipal de Águas de Lindóia “Leonardo Barbieri”, contra equipe ainda a definir. Segundo Antonio Henrique a administração municipal já esta enviado para a FIFA toda a documentação com intuito de confirmar a liberação do Estádio para a partida.

Ainda sobre o Estádio Municipal, o diretor de Esportes destacou que as obras no local, com recursos provenientes do DADE 2014 devem ser iniciadas já na segunda quinzena do mês de março. “As obras envolvem troca de gramado, irrigação eletrônica, troca do alambrado, reforma da laje do bar, construção de almoxarifado pintura geral e reforma de banheiros e vestiários”, informou Corsi.

A comitiva confirmou ainda a data da chegada da delegação a Águas de Lindóia para o dia 6 de junho, e permanece pelo menos até o dia 26 mesmo mês. E caso a seleção se classifique na 1º fase da competição a estadia deverá ser ainda maior.

“Os representantes da seleção marfinense nos deixaram muito contente ao informar que poderão fazer turismo em Águas de Lindóia durante a sua permanência na cidade. Eles afirmaram que pretendem sair do CT para conhecer o município, seus pontos turísticos e atrações. No entanto o roteiro ainda não foi definido”, ressaltou o diretor de Esportes.

Outro anúncio que surpreendeu positivamente foi à preocupação dos marfinenses em deixar agendado a realização de algumas ações sociais em Águas de Lindóia. Sendo assim, foi confirmada a visita em três entidades da cidade: APAE, Asilo e Hospital.

A comitiva também vistoriou mais uma vez as instalações e estrutura do CT e fizeram poucas exigências, entre elas cofres com maior capacidade e quatro camas maiores, para receber jogadores que possuem altura superior a 2m.

“Ficamos muito satisfeitos com a calorosa recepção dos lindoiense. Agora tivemos a certeza de que escolhemos muito bem nossa casa durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Essa cidade é maravilhosa, a natureza, o clima e esse povo receptivo darão com certeza o animo e entusiasmo que nossa Seleção precisa”, finalizou Cheik Diop.

Fonte: Imprensa de Águas de Lindóia

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Representantes da Costa do Marfim chegam à Águas de Lindóia para acertar detalhes de sua estadia durante a Copa do Mundo da FIFA 2014

 

2014-02-21 14.17.04

Nesta sexta-feira, 21, Águas de Lindóia recebeu duas visitas muito importantes, a EPTV Campinas, emissora filiada à Rede Globo de Televisão, e representantes da Seleção da Costa do Marfim, o Gerente, Mamadou Keita, e Secretário Geral, Cheik Diop.

A primeira parada da EPTV foi na Escola Municipal Dr. Geraldo Mantovani, lá a equipe captou imagens e entrevistou alunos do ensino fundamental durante a aula de geografia com assunto voltado para a Costa do Marfim.

2014-02-21 10.46.41

De lá, partimos para a Escola Municipal Comendador Pedro Facchini, onde está sendo desenvolvido um projeto que aborda a Costa do Marfim em diversas matérias, desde geografia e história à educação física. Os visitantes marfinenses foram recepcionados pelos alunos, em francês, apresentaram seus trabalhos artísticos e encerraram a recepção com uma bela partida de futebol entre Brasil e Costa do Marfim.

2014-02-21 14.07.28

Os visitantes ficaram impressionados com a calorosa recepção e declararam, durante entrevista à EPTV, que esta recepção os fez sentir acolhidos como em nenhum outro lugar, ficando muito satisfeito com o envolvimento de toda a comunidade, principalmente os jovens, com o assunto Copa do Mundo e Costa do Marfim.

2014-02-21 14.58.04

Depois de tanta agitação, os marfinenses seguiram para o CT Oscar Inn, onde ficarão até sábado para definir detalhes de sua estadia na cidade.

As matérias produzidas hoje irão ao ar nas edições do Jornal da EPTV das 19h de 21 de fevereiro e das 12h de 22 de fevereiro.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Diretoria de Educação e Cultura de Águas de Lindóia insere Costa do Marfim na grade curricular

 

A Diretoria de Educação e Cultura de Águas de Lindóia alterou a grade curricular dos alunos da rede Municipal de Ensino tendo em vista a hospedagem da Equipe da Costa do Marfim no município durante a Copa do Mundo FIFA de 2014.

Segundo a diretoria, desde o início do mês de fevereiro, as escolas Geraldo Mantovani, Creuza Aparecida Mariano, Comendador Pedro Facchini, Prof° Ivan Galvão de França, Luiz Barbosa e o CEAC (Centro Educacional de Arte e Cultura) iniciaram projetos que inserem a Costa do Marfim na grade curricular dos alunos do município.

Aproximadamente 1600 estudantes do 1° ao 9° ano do ensino fundamental, com idades entre 6 e 14 anos participarão de projetos que abordam temas como a Copa do Mundo de 2014, visando conhecer a história das Copas e fazer uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais, valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece.

O Diretor de Educação e Cultura, Eliel Fernades, explica ainda que especialmente a Costa do Marfim foi inserida nas aulas de geografia e história do município, abordando os seguintes tópicos: Área, Capital, População, Nome Oficial, Nacionalidade, Governo, Divisão administrativa, Localização, Cidades Principais, Clima, Densidade demográfica, Composição da População, Idioma, Religião, IDH, Esperança de vida, Índice de Alfabetização, PIB (Produto Interno Bruto), força de trabalho e a moeda.

Eliel explicou ainda que além das aulas teóricas, os costumes, a cultura e diversas curiosidades referente a Costa do Marfim serão demonstradas aos alunos através da realização de atividades como exposições e feiras. O projeto terá sua culminância no mês de julho com a exposição dos trabalhos na Praça Ademar de Barros durante o período da realização dos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014.

“Com este projeto pretendemos conhecer mais sobre nossos hóspedes marfinenses a fim de recepcioná-los da melhor maneira possível. Acredito que tanto os munícipes quanto os turistas e visitantes de Águas de Lindóia se surpreenderão e apreciarão os trabalhos idealizados pelos nossos alunos da cidade e expostos na praça central”, finalizou o diretor.

 

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Diretoria de Saúde realiza Palestra de conscientização sobre doenças endêmicas africanas

 

palestra saúde

A Diretoria de Saúde de Águas de Lindóia, através do Programa de Educação Permanente e PSE, em parceria com a Diretoria de Educação do município realizou na última terça-feira, 11 de fevereiro, palestra sobre a conscientização sobre doenças endêmicas africanas, motivada pela vinda da Seleção da Costa do Marfim para Águas de Lindóia, devido á Copa do Mundo FIFA 2014.

O evento aconteceu no Centro Educacional Umuarama e contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas entre professores e coordenadores de unidades de ensino e funcionários da Rede Municipal de Educação. Segundo a diretora de saúde Helga Emanuelle Resquiotto, na palestra apresentada pelo técnico da Vigilância Epidemiológica João Fred, foram abordados temas como: febre amarela, malária, cólera, febre tifoide e sarampo.

A diretora explica que o objetivo da realização do evento foi a sensibilização dos professores sobre os sintomas que poderão ocorrer com os alunos devido ao contato dos mesmos com pessoas vindas de outras partes do País e do exterior, além de subsidiar informações a serem trabalhadas em sala de aula ao longo do segundo trimestre do ano letivo. “Procuramos alertar e explicar aos docentes sobre a importância dos alunos e professores estarem com a vacinação contra o sarampo em dia” finalizou Helga.

Fonte: Imprensa da Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Comitê Regional do Circuito das Águas Paulista se reuniu no CT Oscar Inn em Águas de Lindóia

 

20140211_095617 

O encontro aconteceu no Centro de Treinamento Oscar Inn Eco Resort e contou com a presença de profissionais das áreas de saúde, segurança, turismo e representantes do poder público e autoridades das cidades da região, incluindo Monte Sião, que apesar de não fazer parte do Circuito das Águas Paulista colocou-se à disposição para eventuais necessidades que a região venha a ter com a aproximação do evento Copa do Mundo da FIFA 2014.

Foram formados eixos de trabalho que discutiram e levantaram as dificuldades a serem solucionadas nas áreas de saúde, infra-estrutura e logística, marketing e turismo, capacitação profissional, políticas públicas para o esporte, cultura, segurança pública e desenvolvimento econômico.

Os resultados serão apresentados na próxima reunião já agendada para o dia 24 de fevereiro na cidade de Socorro.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Lançamento do GOL–Guia de Orientação Local

 

GOL 

O evento aconteceu no Panorama Hotel & Spa nesta sexta, 07, contou com a presença de diversas autoridades não somente de Águas de Lindóia, mas de cidades da região, além de grande número de micro e pequenos empreendedores interessados em aproveitar as oportunidades geradas pelo evento Copa do Mundo da FIFA 2014.

Os trabalhos foram abertos com discurso do Prefeito de Águas de Lindóia, Antônio Nogueira, que agradeceu a presença de todos, inclusive do Prefeito da cidade vizinha, a mineira Monte Sião. "Todas as cidades da região serão beneficiadas com a vinda da Costa do Marfim. Teremos um turismo mais forte", disse o prefeito.

O Diretor de Esportes e Recreação, Antônio Herique Corsi, expôs sua satisfação em ver tantas pessoas reunidas em prol do desenvolvimento de sucesso do evento.

Carolina Fontes, representando Raquel Verdenacci, coordenadora da secretaria executiva do Comitê Paulista para a Copa de 2014, parabenizou a cidade pela conquista e disse ter certeza de que a Costa do Marfim trará muitos benefícios para a todos. “O evento veio hoje esclarecer as dúvidas da população quanto ao aproveitamento das oportunidades que a Copa 2014 trará para todos, principalmente na área do turismo, a intenção é beneficiar a população a longo prazo”, disse.

O representante do Sebrae, Bruno Caetano, colocou-se à disposição da cidade para a realização do evento. “Do ponto de vista de negócios, a Copa do Mundo da FIFA  Brasil 2014 já começou, as oportunidades estão aí, e quando o evento terminar as oportunidades ainda estarão aí para as pequenas empresas que souberem aproveitar. É preciso entender a Copa do Mundo e planejar. O Sebrae vai lançar aplicativos mobile, central telefônica com serviço de tradução simultânea na língua falada pela delegação recebida em cada cidade para facilitar o atendimento aos visitantes para os empreendedores.”

A palestra de lançamento do GOL foi conduzida por Thaisa Bestetti, assessora do Comitê Paulista. O GOL é um guia de orientação, pioneiro, desenvolvido para facilitar o entendimento das normas da Copa do Mundo da FIFA 2014. Neste guia, empreendedores encontram orientações sobre Proteção de Marcas da FIFA, como por exemplo a proibição do uso do mascote e da logo da taça da FIFA, entre outras normas que devem ser respeitada para que o próprio empreendimento não acabe prejudicado.

A FIFA também possui domínio sobre eventos oficiais, como o FIFA FAN FEST, que acontecerá nas 12 sedes. Para realização de transmissão dos jogos é preciso autorização da FIFA e da Rede Globo, em caso de tarifação de taxa de entrada, ou associação com patrocínio de marcas. Além da autorização, também é cobrada uma taxa pela FIFA para a realização da transmissão.

A cidade-base deve incrementar o calendário de eventos, decorar a cidade, mas sempre cuidando para não usar marcas e mascote oficiais.

Quem não pôde estar presente no lançamento do GOL, pode encontrar o guia completo no seguinte endereço: http://www.copa2014.sp.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/GOL_3%C2%BAversion.pdf

Thaisa Bestetti ressaltou que a intenção é aproveitar e surpreender o visitante com atrações que temos no interior. As oportunidades da Copa do Mundo da FIFA 2014 serão muitas para o turismo, artesanato, comércio e para o próprio Centro de Treinamento que receberá uma seleção durante o evento, no caso de Águas de Lindóia, a Costa do Marfim.

A abertura dos jogos acontece em 12 de junho. O Estado de São Paulo tem como objetivo se consolidar como destinho internacional, oferecendo excelência em prestação de serviços, ampliando sua participação no evento. Das das 32 seleções que particiam do evento, 15 ficarão em no Estado de São Paulo.

Ações como eventos gastronômicos e musicais, inserção do país visitante nas escolas, podem ser realizadas para garantir o envolvimento da população neste momento único que o Brasil está vivendo, e Águas de Lindóia já começou a realizá-las.

Cassio Santos, representante do Sebrae, apresentou o Programa Sebrae 2014, lançado para os micro e pequenos empresários que querem aproveitar as oportunidades de negócios. Neste programa o Sebrae mapeou as oportunidades e criou um canal virtual onde o micro-empresário pode divulgar seu produto para que os médios e grandes empresários possam conhecer seu produto. Outra novidade é o programa Brasil Original, que vai promover o artesanado paulista e a comercialização do mesmo para turistas. O Brasil Original contece durante os jogos da copa. Além disso, estará circulando nas cidades-base a Carreta da Copa, desenvolvida para auxiliar os micro e pequeno empresários durante os jogos.

Águas de Lindóia: Comitê Municipal da Copa se reuniu na terça-feira, 04 de fevereiro

 

20140204_192739

O prefeito de Águas de Lindóia, Toninho Nogueira participou na última terça-feira, 4 de fevereiro da reunião do Comitê Municipal da Copa realizada às 19h na Prefeitura Municipal. Outros 20 membros do comitê também participaram do encontro.

“Vencemos, após muito trabalho e persistência Águas de Lindóia é oficialmente cidade base de uma seleção para treinamentos durante a Copa de 2014”, assim foi aberta a reunião pelo presidente do Comitê municipal da Copa e diretor de esportes de Águas de Lindóia, Antônio Henrique Corsi, com o e-mail da FIFA em mãos que confirma o anúncio.

Em seguida Antônio Henrique disse que é motivo de orgulho o fato de Águas de Lindóia ser a menor cidade a receber uma seleção, e ainda ser o município que fica mais distante de um aeroporto. “Ainda assim mostramos nosso potencial, e graças a nossa estrutura e ao excelente Centro de Treinamento Oscar Inn Eco Resort fomos escolhidos. Agora inicia-se uma nova etapa, onde haverá mais trabalho e ações para serem desenvolvidas com agilidade, já que o evento esta próximo”, destacou o presidente do Comitê.

É importante ressaltar que já estamos colhendo os bons frutos, pois Águas de Lindóia esta sendo veiculada positivamente na mídia com freqüências. Diversos meios de comunicação regional e nacional têm nos procurado para solicitar informações e entrevistas. “O fato de a diretoria de Educação e Cultura da cidade ter incluído a Costa do marfim nas aulas de História e Geografia, por exemplo, foi nestas ultimas semanas motivo de curiosidade pela imprensa que tem divulgado a informação com constância”, ressaltou Antonio.

Na ocasião o diretor de Turismo, Juliano Belini falou sobre a destinação da verba do DADE 2014 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das estâncias). “O valor anunciado para ações da Copa é de aproximadamente R$ 700 mil e será investido em aquisição de telão, totem, tenda, banner, camisetas e bonés, material gráfico para o trade turístico, aluguel de palco, som, iluminação, etc”, informou o diretor. O DADE deste ano inclui ainda a reforma do estádio Leonardo Barbieri, que deve receber jogos amistosos da seleção marfinense com times da região.

Uma lista de prioridade de ações também foi apresentada ao longo da reunião. Entre as ações imediatas anunciadas pelo presidente do Comitê foi: utilização de selos nas correspondências da administração selos contendo a logo de Águas como cidade-base da Copa do Mundo, produzido pelo Correio; a veiculação de mensagens referente à cidade estar prestes a receber a Costa do Marfim, impressa na conta de Luz; curso rápido de francês para uma equipe pré-selecionada; realização de reunião com a Vivo para tentar sanar problemas de telefonia fixa e móvel; produção de outdoor; e identificação dos táxis oficiais da cidade que estarão habilitados a prestar serviços.

De acordo com Antonio Henrique o restante das definições serão acertadas posteriormente em reunião com a delegação da Costa do Marfim que deve estar no município para uma primeira visita já nesta segunda quinzena de fevereiro. Provavelmente neste encontro será informado o esquema de treinos abertos, e muitas outras determinações importantes.

Ao longo da reunião opções foram ouvidas, e alguns temas debatidos entre os membros do comitê. Todos os presentes puderam se manifestar dar opiniões e sugerir ações.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

Prefeitura solicita melhorias nos serviços prestados pela Vivo em Águas de Lindóia

 

Telefonia

Devido ao grande número de reclamações sobre os serviços prestados pela empresa de Telefonia “Vivo”, representantes da Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia realizaram na tarde da última quarta-feira, 5 de fevereiro uma reunião com a diretoria de Assuntos Institucionais da Vivo, Débora Moreira Matos para debaterem formas de melhorias nos serviços prestados pela empresa à população lindoiense.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Comitê Municipal da Copa e diretor de Esportes e Recreação de Águas de Lindóia, Antônio Henrique Corsi, o diretor de Turismo e Lazer e seu assessor, Juliano Bellini e Eduardo Perine, e o coordenador da Defesa Civil e membro do comitê da Copa, Anselmo Trujillo Santucci.

Durante o encontro a diretoria de Assuntos Institucionais da Vivo apresentou aos diretores um projeto que prevê a instalação de cinquenta postes de fibra óptica na rodovia SP 360. O intuito deste projeto é tentar viabilizar internet rápida até o bairro do jardim Europa, na divisa com Monte Sião (MG), com a possibilidade de disponibilizar sinal também para os bairros que margeiam essa rodovia, como os Francos e Bela Vista.

Na ocasião Débora informou ainda que devido aos maquinários pesados que estão as obras na Rodovia SP 360, trecho da Avenida Monte Sião, houve o corte de cabos de fibra ótica, interrompendo a comunicação. Sobre isso, ela se comprometeu a fazer um levantamento e uma verificação sobre os problemas de interrupção e afirmou que já existe uma equipe trabalhando 24h no local.

Com a proximidade do período da Copa, quando a cidade hospedará a Seleção da Costa do Marfim e a demanda turística deverá aumentar no município, foi proposto a implantação de uma antena no Centro de Treinamento Oscar Inn Ecco Resort, contendo as velocidades de 3G e 4G. “Nas proximidades do CT, a mudança para interurbano (35) também tem sido um outro problema”, salientou Antônio Henrique.

Outro ponto bastante questionado e solicitado pelos diretores foi à urgência nas ações de melhorias dos serviços prestados pela empresa referente à telefonia tanto fixa quanto móvel em toda a cidade. “Estamos recebendo inúmeras reclamações neste sentido, residências e comércios sem telefone e celulares com freqüente queda de sinal” destacaram os representantes da administração.

Débora explicou que o fato de o município estar localizado entre montanhas, com diversos pontos de sombras dificulta a chegada do sinal, porém, um novo estudo será efetuado visando a possibilidade de implantação de antenas de transmissão e recepção em determinados locais do município. “Além disso, quanto à divisa Águas de Lindóia/Monte Sião, faremos também uma verificação para que seja cobrada ligação local, e não interurbana como vem acontecendo” finalizou a consultora.

Todas as solicitações feitas foram ouvidas atentamente por Débora que, afirmou que as ações dependerão de analises e estudos a serem realizadas pela empresa. “Existe todo um processo, não tem como afirmar nada ainda, mas me comprometo a levar as reivindicações e tentar fazer com que todos os pedidos sejam viabilizadas o mais depressa possível, evitando assim futuras reclamações”, finalizou a diretoria de Assuntos Institucionais da Vivo.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

Diretoria de Saúde promove reunião entre vigilância sanitária e rede hoteleira

 

Vigilancia Sanitaria

A reunião, marcada para tratar sobre a intensificação das ações da vigilância sanitária em eventos de massa reuniu aproximadamente 50 pessoas na quarta-feira, 5 de janeiro às 9h na Prefeitura de Águas de Lindóia. As palestras foram ministradas por técnicos dos Grupos de Vigilância Sanitária (GVS) e Vigilância Epidemiológica (GVE) da regional de Campinas e contou a participação de hoteleiros, empresários dos principais restaurantes da cidade e diretores municipais.

Segundo a diretora da Saúde, Helga Emanuelle Resquioto, o próximo evento que reunirá grande número de pessoas em Águas de Lindóia será a Copa de 2014, tendo em vista que a Seleção da Costa do Marfim estará hospedada no município durante a realização do mundial. “Por isso estamos nos organizando e preparando a cidade para receber essa grande demanda de turistas nos próximos meses. No entanto é importante lembrar que Águas de Lindóia é uma estância turística, e recebe visitantes durante o ano todo, por isso os cuidados com a vigilância sanitária e epidemiológica devem ser intensificados agora, mas mantidos frequentemente”, salientou.

A Diretoria do GVE (vigilância epidemiológica), Marcia Regina Pacóla, destacou a importância de avaliar os riscos e prevenir doenças. Vacinação dos trabalhadores de hotéis, restaurantes, taxistas, funcionários da rodoviária, balneário e do comércio suscetíveis (não vacinados). Destacou particularmente a importância da vacinação contra o sarampo, tendo em vista os surtos registrados em países europeus e asiáticos e, mais recentemente em Pernambuco e no Ceará (por coincidência sede de dois dos jogos da seleção da Costa do Marfim), além da lavagem frequente das mãos para prevenir doenças diarréicas e doenças de transmissão respiratória como a gripe, comum na estação fria e seca (junho e julho) e outras boas praticam foram citadas como importantes medidas. “É importante afastar funcionários doentes, principalmente que trabalhem em serviços de alimentação e/ou atendimento direto ao público. “Também é fundamental notificar a vigilância sobre qualquer ocorrência fora dos padrões, tanto em funcionários como com hóspedes, acrescentou”.

A Diretora do GVS (vigilância sanitária) Clélia Aparecida Masson Scatena, em sua fala, reforçou o papel da vigilância sanitária de proteger a saúde da população e promover a qualidade de vida por meio dos controles dos riscos sanitários decorrentes de produtos, serviços, meio ambiente e processos de trabalho. “Considerando o deslocamento e grande concentração de pessoas de origem nacional e internacional em Águas de Lindóia durante a Copa, existe de fato riscos de importação ou propagação de doenças transmissíveis. Por isso precisamos trabalhar bastante desde já, haja vista a necessidade de ofertar serviços seguros a todas as pessoas”, afirmou. Acrescentou ainda que as áreas priorizadas inicialmente nos hotéis e restaurantes serão alimentação, boas práticas de manipulação de alimentos, infraestrutura, água, esgoto, resíduos e saúde do trabalhador.

A técnica do GVS responsável pela área de alimentos, a engenheira de alimentos Tereza Cristina de Almeida, discorreu sobre os conceitos de risco e tipos de contaminação alimentar. Abordou conceitos de intoxicação alimentar e todas as etapas do processo correto na manipulação de alimentos: compra e seleção dos fornecedores, armazenamento, pré-preparo e distribuição para o consumidor final.

O engenheiro Arnaldo Mauro Elmec, do Centro de Vigilância Sanitária (CVS), órgão central de VISA estadual, discorreu sobre a qualidade da água para consumo humano, apontando a necessidade de monitoramento constante da água de poços artesianos e da manutenção adequada da qualidade da água e da estrutura física das piscinas de hotéis e clubes, enfatizando os cuidados com a filtração adequada, limpeza diária e tratamento químico adequado para garantir a qualidade físico química e microbiológica da água. O técnico também enfatizou a necessidade de gerenciamento adequado dos resíduos sólidos (lixo) gerados pelos estabelecimentos, incluindo a rastreabilidade dada aos restos alimentares (lavagem) destinada ao tratamento animal e a importância do controle adequado de pragas.

Por fim, o técnico Sérgio Takashi Suzuqui, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Amparo, órgão regional que é referência técnica para 16 Municípios, incluindo Águas de Lindóia, destacou aspectos de saúde do trabalhador, principalmente do setor hoteleiro e de alimentação, apontando a necessidade de adequação à legislação para garantir que o processo de trabalho seja conduzido em ambiente seguro, prevenindo a ocorrência de acidentes de trabalho e lesões ocupacionais crônicas.

A intenção desse evento foi alertar e conscientizar os presentes quanto a importância dessas ações que estarão sendo intensificada pela vigilância através das visitas nos estabelecimento. “Fico feliz de ter reunido tantas pessoas interessadas. Acredito que estamos no caminho certo, trabalhando muito para que tudo transcorra bem não só durante a Copa do mundo, mas que continue também após este grande evento”. finalizou Helga.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia