quarta-feira, 11 de junho de 2014

Ministro do Esporte e Embaixador Marfinense estiveram Águas de Lindóia na terça-feira, 10

 

marfim_thumb[4]

O prefeito de Águas de Lindóia, Toninho Nogueira e o diretor de Esportes, Recreação de Juventude, Antônio Henrique Corsi receberam na tarde desta terça-feira, 10 de junho, a visita do Ministro do Esporte da Costa do Marfim Alain Lobognon e o Embaixador Sylvester Aka no gabinete oficial da embaixada, montado no Paço Municipal.

Na ocasião Antonio Henrique apresentou os projetos esportivos realizados em Águas de Lindóia, incluindo as atividades voltadas para a Copa do Mundo de 2014, realizadas em parceria com todas as diretorias municipais.

Toninho Nogueira recepcionou os convidados, agradecendo á escolha do município para ser a sede da Seleção da Costa do Marfim durante o mundial. Segundo o prefeito, Águas de Lindóia passou a ser uma cidade de duas nações. “Estamos muito felizes com a presença de um povo tão simpático, alegre e gentil como vocês em nossa cidade. Durante os jogos da Capa, estaremos torcendo pelo Brasil e também pela Costa do Marfim, e quem sabe, poderemos assistir nossas seleções disputando juntas a final do campeonato” descontraiu o prefeito.

O ministro Alain Lobognon destacou aos presentes que a Seleção da Costa do Marfim nunca havia sido tão bem recepcionada, com pessoas nas ruas, bandeiras e muita alegria. Já o embaixador, Sylvester Aka além de agradecer a calorosa recepção aos marfinenses, destacou que a união da Costa do Marfim com Águas de Lindóia deverá permanecer após a Copa do Mundo.

Ainda na ocasião, o embaixador informou que realizará a assinatura de um termo de cooperação entre Águas de Lindóia por meio da Diretoria de Esportes, na pessoa de Antonio Henrique com o Ministério do Esporte marfinense.

Na Praça Adhemar de Barros - Após a reunião no gabinete a comitiva marfinense, esteve na central prestigiando a Exposição do Projeto Copa do Mundo FIFA 2014, desenvolvido pelos alunos da rede municipal de ensino. No local foram recebidos pelo diretor de Educação e Cultura, Eliel Fernandes e alguns alunos.

visita praça exposição_thumb[4]

O embaixador parabenizou os estudantes, elogiou todo o trabalho desenvolvido pelo município referente á a cultura africana, especialmente as atividades relacionadas á Costa do Marfim. Sylvester Aka observou os trabalhos com bastante atenção, e aproveitou para fazer “selfies” e dar autógrafos aos alunos

No Oscar Inn- Na parte da manhã, por volta da 11h30 o Embaixador e o Ministro participaram de um almoço junto á Comissão Técnica e jogadores da Seleção da Costa do Marfim no centro de treinamento Oscar Inn. Em uma solenidade informal, o ministro entregou ao capitão Didier Drogba, que também é embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), um cartão de prata desejando boa sorte em nome do Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara.

almoço_thumb[6]

Alunos da Rede Municipal de Ensino realizam Exposição sobre a Copa do Mundo

 

apresentação alunos

A Diretoria de Educação e Cultura de Águas de Lindóia realiza nesta semana, nos dias 9, 10 e 11 de junho uma exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos matriculados no Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino. A exposição contou com apresentação dos trabalhos feitos por aproximadamente 1600 estudantes do 1° ao 9° ano, com idades entre 6 e 14 anos, abordando o tema Copa do Mundo de 2014.

Segundo a diretoria, desde o início do mês de fevereiro, as escolas Geraldo Mantovani, Creuza Aparecida Mariano, Comendador Pedro Facchini, Prof° Ivan Galvão de França, Luiz Barbosa e o CEAC (Centro Educacional de Arte e Cultura) iniciaram os projetos, bem como tiveram inseridas na grade curricular, a cultura, geografia e história da Costa do Marfim.

Na segunda-feira, 9 durante a exposição uma premiação foi realizada aos alunos que tiveram seus trabalhos selecionados para a logomarca do Projeto Copa do Mundo FIFA 2014 – Águas de Lindóia Cidade Base Centro de Treinamento da Costa do Marfim.

Segundo a comissão avaliadora que se reuniu no inicio do mês de abril, o primeiro trabalho foi escolhido devido ao destaque apresentado através da utilização do Portal do município, em integração com os elefantes, que são símbolos da Costa do Marfim. O desenho demonstrou a receptividade característica dos cidadãos lindoienses que receberam com extremo afinco os integrantes da Seleção da Costa do Marfim, além de todos os turistas e visitantes que circularão pela cidade no período da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Em primeiro lugar, foi premiado o trabalho realizado pela aluna da E.M. Dr. Geraldo Mantovani, Isabella Andalaft e em segundo lugar, também da escola central, o aluno Genézio Marques Fernandes de Lima. O terceiro lugar ficou por conta do aluno da Escola Comendador Pedro Facchini, Claudio Vinicius M. De Almeida.

A premiação contou ainda com a presença do vice-prefeito João Eduardo de Moraes e do diretor de Educação Eliel Fernandes, além dos diretores das escolas municipais Tais Helena Levoti, representando a Escola Dr. Geraldo Mantovani e Creuza Mazarin representando a Escola Comendador Pedro Facchini.

“Todos os alunos estão de parabéns. Esta exposição demonstrou a integração da comunidade bem como de todos os alunos e professores da rede municipal de ensino, que visaram prestigiar ainda mais a vinda da Seleção da Costa do Marfim para nosso município” finalizou o vice-prefeito.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Seleção da Costa do Marfim faz 1º treino com bola em Águas de Lindóia

 

treinocombola

O 1º treino com bola da Seleção da Costa do Marfim em Águas de Lindóia aconteceu no domingo, dia 8. A prática pode ser conferida pela imprensa somente nos primeiros 15 minutos. Em clima tranquilo e descontraído o grupo comandado pelo técnico Sabri Lamouchi além de exercícios físicos treinou marcação, posicionamento em campo e também jogadas ensaiadas.

O Diretor de Esportes, Antonio Henrique Corsi, esteve no Centro de Treinamento e acompanhou o treino completo, que durou cerca de 1h30. “Estamos orgulhosos e torcendo muito para que a seleção marfinense avance na competição”.

O primeiro treino da seleção marfinense aconteceu no sábado, 07 e foi aberto para 500 convidados. Na ocasião os jogadores apenas fizeram trabalho físico, como corrida em volta do gramado, abdominais e trabalhos específicos para as pernas.

Hoje, segunda-feira, dia 9, acontece mais um treino no período da tarde, por volta das 15h, aberto somente para a imprensa, nos minutos iniciais. Na terça-feira, 10, uma coletiva deve ser realizada no Centro de Treinamento Oscar Inn.

O primeiro jogo da Costa do Marfim na Copa do Mundo FIFA 2014 acontece no sábado, dia 14 de junho na Arena Pernambuco. A equipe embarca já na próxima quinta-feira, 12, e retorna para Águas de Lindóia após o jogo de estreia.

Ainda em Águas de Lindóia os marfinenses farão uma visita a APAE e uma atividade de apresentação no Estádio Municipal Leonardo Barbieri, que foi totalmente reformado. Ambos os eventos ainda não tem data definida e serão divulgados posteriormente.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Consulado Marfinês se instala em Águas de Lindóia



Na manhã de quinta-feira, 05 o prefeito de Águas de Lindóia, Toninho Nogueira recebeu a visita do Cônsul da Costa do Marfim, Tibe Bi Gole Blaise. Na ocasião o Cônsul anunciou que instalará o gabinete oficial do Governo Marfinês durante a Copa do Mundo Fifa 2014 na Prefeitura de Águas de Lindóia.
Em seguida o grupo visitou o Estádio Municipal Leonardo Barbieri, Balneário Municipal Edison Brasil Tozzi Rizzo, Cristo e Praça Adhemar de Barros. Para encerrar seguiram para uma visita no Centro de Treinamento Oscar Inn onde se encontraram com o representante da Seleção da Costa do Marfim, Cheick Diop.


Durante a visita Tibe Bi Gole Blaise elogiou o Estádio, falou sobre as belezas naturais de Águas de Lindóia e provou das Águas do Balneário. “Acredito que a seleção da Costa do Marfim sairá na frente por estar bebendo da melhor água”, respondeu o Cônsul durante uma entrevista, quando questionado sobre a expectativa do desempenho da Costa do Marfim na Copa.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Estrutura está sendo montada na Praça Adhemar de Barros para receber Festa da Copa

 

Copa Praça

Com recursos provenientes de um convênio firmado entre a prefeitura de Águas de Lindóia e a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, por meio do DADE (departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), no valor de aproximadamente R$ 550 mil esta sendo montada na Praça Adhemar de Barros uma grande estrutura que recebera turistas e munícipes em dias de jogos da Seleção Brasileira e também da Costa do Marfim, durante a realização da Copa do Mundo FIFA 201

Segundo o diretor de Turismo, Juliano Belini, a estrutura trata-se de um projeto piloto, que foi inteiramente desenvolvido pelo Comitê Paulista da Copa, com o intuito de servir como referência para outros municípios que receberão delegações durante a Copa. “Somente duas cidades integraram o projeto piloto do Comitê Estadual, Santos e Águas de Lindóia. Para nós isso é motivo de orgulho, pois demonstra que o Comitê acredita na capacidade de nossa cidade, que embora seja a menor do Estado a receber uma seleção, tem muito potencial, e coisas boas para oferecer aos visitantes,” ressaltou o diretor.

Para essa grande festa estão sendo montados na praça central da cidade alguns stands de exposição, praça de alimentação, palco e telão para a transmissão das partidas. O local será parcialmente coberto com capacidade para abrigar mais de 7 mil pessoas. Lá também serão realizadas apresentações artísticas de shows variados, como forma de entretenimento para o público. A estrutura receberá ainda toda a programação de Inverno promovida pela Prefeitura Municipal, durante os dias 10 de Junho até 13 de Julho.

O diretor de Turismo destacou ainda que o valor repassado pelo DADE também inclui a execução de outras ações com intuito de promover o turismo na cidade neste período do mundial, como por exemplo, produção de mapas turísticos, revista e desenvolvimento de aplicativo. “Esses materiais estão sendo finalizados e devem ser distribuídos a partir do dia 6 de junho, quando a Seleção da Costa do Marfim chegará ao nosso município. Turistas e munícipes poderão retirar os materiais diretamente no Posto de Informações turísticas, localizado na Praça Adhemar de Barros. Uma equipe também estará trabalhando no local para auxiliar todos os visitantes”, explicou Juliano.

A instalação de pontos de Wireless no Cristo, Balneário, Praça Adhemar de Barros e Portal de entrada da cidade também integraram esse grande projeto e já estão em funcionamento.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Reforma do Estádio Municipal de Águas de Lindóia termina na próxima semana

 

estadio

As obras de reforma do Estádio Municipal Leonardo Barbieri serão finalizadas já no inicio da próxima semana. Os serviços foram executados em tempo recorde, tendo início na segunda semana do mês de abril. Revisão geral da parte elétrica, incluindo refletores; Manutenção hidráulica geral; Adequação dos vestiários e troca dos sanitários; Troca total dos alambrados; Drenagem e irrigação eletrônica e troca do gramado; Cobertura da lanchonete; Adequação no prédio utilizado pela imprensa; Pintura das arquibancadas e Construção de almoxarifado foram às obras realizadas no local.

Os recursos para a execução dos serviços, no valor de R$ 683.950,89, são provenientes de um convênio firmado entre a Prefeitura e o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão veiculado a Secretaria de Turismo do Estado. “A reforma no Estádio foi priorizada e agilizada por conta da possibilidade do local receber um jogo treino da Seleção da Costa do Marfim, aberto a população - já que a seleção marfinense estará hospedada em Águas de Lindóia, no Centro de Treinamento Oscar Inn Eco Resort - durante a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 de futebol”, ressaltou o prefeito Toninho Nogueira.

Segundo o diretor de Esportes, Recreação e Juventude, Antônio Henrique Corsi, ainda não existe a confirmação da FIFA de que o Estádio Leonardo Barbieri receba jogos treino da Seleção da Costa do Marfim. “Representantes da seleção marfinense deixaram claras as intenções de jogos no Estádio da cidade e eles próprios fizeram o pedido junto a FIFA para que haja a liberação do local. Fizemos a nossa parte, finalizamos as obras e esperamos poder receber o jogo treino da seleção da Costa do Marfim. Gostaríamos que a população e os visitantes pudessem prestigiar esse momento histórico. O nosso Estádio tem capacidade para mais de 6 mil pessoas, por isso estamos torcendo por essa liberação da FIFA”, destacou Antônio Henrique.

Festa na Praça - Ainda com recursos do DADE, no valor aproximado de R$ 550 mil começou a ser montada na Praça Adhemar de Barros uma grande estrutura que recebera turistas e munícipes em dias de jogos da Seleção Brasileira e também da Costa do Marfim. Para essa grande festa, serão montados alguns stands de exposição, praça de alimentação e ainda haverá apresentações artísticas e de shows variados, como forma de entretenimento para o público.

De acordo com o diretor de Turismo e Lazer, Juliano Belini, o montante repassado pelo DADE para esse fim inclui também a produção de mapas turísticos, contratação de designer gráfico, serviço de tradução, desenvolvimento de aplicativo, totem interativo, banners, bandeiras e suportes, uniformes para equipes de informação ao turista, palco, luz, som, telão e locação de tenda. “A instalação de pontos de Wireless no Cristo, Balneário, Praça Adhemar de Barros e Portal de entrada da cidade também integram esse projeto e já estão em fase de conclusão”, informou o diretor de Turismo.

Para entreter a população e os turistas durante o período do Mundial, a cidade realizara o tradicional Festival de Inverno com programação variada para todos os tipos de público. Além disso, de 19 a 22 de junho o município recebe o 1º Encontro Brasileiro de Autos Antigos.

Outros investimentos e realizações

SP- 360 – O Governo do Estado de São Paulo investiu R$100 milhões em obras de recuperação e modernização da SP – 360, Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra. Um dos trechos desta obra contempla Águas de Lindóia - fragmento que compreende desde a cidade de Lindóia até entrada de Monte Sião (MG). Esta parte da rodovia encontra-se em fase final, faltando apenas sinalização horizontal e algumas verticais (placas).

Atendendo a inúmeros pedidos do prefeito Toninho Nogueira as obras neste trecho foram executadas com prioridade, justamente por conta de ser uma das principais via de acesso para Águas de Lindóia e consequentemente para o Centro de Treinamento Oscar Inn, que receberá a seleção da Costa do Marfim durante a Copa.

Recursos próprios – Para deixar a cidade ainda mais bonita e acolhedora durante esta época a administração também investiu cerca de R$150 mil de recursos próprios. Com este valor foram revitalizadas duas fontes de água, uma na proximidade do Estádio Municipal e outra no centro da Praça Adhemar de Barros. Ainda na Praça Central foram reformados os banheiros.

A iluminação também foi priorizada para este período. Limpeza, manutenção e substituição de lâmpadas e reatores estão sendo realizadas a partir desta semana nos seguintes locais: Praça da Paz, Praça Duque de Caxias, Praça Dr. Vicente Rizzo, Praça Dr. Francisco Tozzi e Bosque Zequinha de Abreu e Praça Adhemar de Barros, esta ultima incluindo motores elétricos e iluminação para a fonte.

Os investimentos feitos pela prefeitura também compreendem a limpeza de áreas públicas que começa a ser executada a partir da próxima semana. Os serviços incluem capina, poda, e pintura de guias.

Realizações e eventos municipais relacionados à Copa - O município, engajado na Copa do Mundo FIFA 2014 organizou e realizou diversas atividades relacionadas ao fato de Águas de Lindóia ter sido escolhida Centro de Treinamento de uma seleção.

Desde o inicio do ano as escolas municipais desenvolvem projeto relacionados à Copa e mais especificamente sobre a Costa do Marfim, seleção a qual o município hospedará durante a competição. Mais de mil alunos da rede estão envolvidos no projeto que terá sua culminância com apresentações dos trabalhos na Praça Adhemar de Barros, de 9 a 11 de junho.

Os alunos lindoienses participarão ainda de um grande sorteio que dará a oportunidade de alguns estudantes da cidade assistir a pelo menos um treino da seleção marfinense realizado no Oscar Inn.

Também como forma de acolhimento e aproximação das nações, um selo e carimbo alusivos à escolha do município como Centro de Treinamento da seleção de futebol da Costa do Marfim foi lançado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos na ultima semana, dia 17 de maio.

A administração esta procurando também embelezar a cidade para a Copa. Para isso, na entrada do município serão instaladas duas grandes esculturas, nos formatos de bola e chuteira. Também haverá bandeiras com suporte e painel contendo o mapa do Estado de São Paulo. Os objetos, vindos do Comitê Paulista da Copa do Mundo FIFA 2014 estão previstos para chegar nos próximos dias.

E para finalizar as ações municipais, uma calorosa recepção esta sendo organizada pela Prefeitura para a chegada da Seleção da Costa do marfim em Águas de Lindóia, no próximo dia 6 de junho. Os africanos serão recebidos com roda de samba, capoeira e queima de fogos.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Águas de Lindóia terá selo e carimbo alusivos à escolha da cidade como Centro de Treinamento da Costa do Marfim

 

selo copa correios

A prefeitura Municipal de Águas de Lindóia realiza no dia 17 de maio, no Balneário Municipal “Edson Brasil Tozzi Rizzo”, às 9h, uma solenidade comemorativa ao lançamento do selo personalizado e carimbo, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, alusivos à escolha do município como Centro de Treinamento da seleção de futebol da Costa do Marfim. Na oportunidade haverá também o hasteamento das bandeiras e apresentação musical do Coral de alunos do Projeto Guri.

Segundo o diretor de Esportes, Recreação e Juventude (DIERJ), Antonio Henrique Corsi o selo ajudará a divulgar ainda mais Águas de Lindóia. Além de fazer com que a seleção marfinense se sinta honrada e acolhida.

Antonio Henrique salientou ainda que através do selo e carimbo alusivos, o evento da Copa ficara marcado na história da cidade, pois posteriormente deverão ser arquivados por colecionadores, expostos em museus, instituições de ensino, etc.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

'Carreta da Copa' dá dicas para empresário aproveitar evento

 

Carreta Sebrae

Não é só o torcedor brasileiro que está contando os dias para o início da Copa do Mundo. Empresários do país todo já se preparam para aproveitar as oportunidades de negócios criadas pelo mundial de futebol. E para ajudar os empreendedores a tirar o máximo do evento, o Sebrae-SP lançou na sexta-feira, 25, a Carreta Sebrae 2014, um espaço itinerante montado dentro da carreta de um caminhão que vai percorrer o estado de São Paulo.

O objetivo da iniciativa é levar orientações aos comerciantes, com dicas práticas sobre como preparar suas lojas, controlar estoques, se adequar às regras para o uso da marca “Copa” e atender os clientes da melhor forma.

“Vamos explicar o que pode e o que não pode ser feito durante a Copa do Mundo,falar  sobre o licenciamento de marcas junto à Fifa e também como ampliar as oportunidades mesmo sem fazer referências diretas ao evento”, afirma Cássio Oliveira, consultor do Sebrae-SP.

A carreta começou seu tour pelo Largo da Concórdia, na capital, e vai percorrer todos os municípios paulistas que hospedarão as seleções durante a preparação para o mundial. Águas de Lindóia receberá a Carreta Sebrae 2014 de 02 a 04/06. Assim, por exemplo, um restaurante pode criar novos pratos, cardápios e serviços destinados aos turistas e às seleções hospedadas nas proximidades.

“Com a proximidade do evento, os ramos mais promissores em relação à Copa são comércio, serviços, turismo e artesanato, pois eles têm uma relação direta com o consumidor”, explica Oliveira.

A Carreta Sebrae 2014 terá capacidade para receber até 150 pessoas por dia. Equipada com telões, climatização, computadores e acesso à internet, pode atender o público com todo conforto para encontros de negócios, palestras, consultorias individuais ou em grupo.

Fonte: Sebrae

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Reunião define a Logomarca do Projeto Copa do Mundo FIFA 2014 em Águas de Lindóia

 

IMG_8284

Uma Comissão Avaliadora composta pelos diretores de Administração, Marcelo Moraes, de Esportes e Recreação, Antônio Henrique Corsi e Obras, Cássio Fernando se reuniu na manhã da última quinta-feira, 10 de abril, na sala de reuniões do Centro Cultural Umuarama, sede da diretoria de Educação, para a escolha da logomarca do Projeto Copa do Mundo FIFA 2014 – Águas de Lindóia Cidade Base Centro de Treinamento da Costa do Marfim.

O Projeto, realizado por alunos matriculados no Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino de Águas de Lindóia selecionou na primeira fase, um total de nove desenhos. O critério de avaliação foi análise da criatividade (visão nova da logomarca), originalidade (desvinculação de outras logomarcas existentes) e comunicação (seja em cores, em preto e branco, em várias dimensões e sobre diferentes fundos).

Do total de trabalhos apresentados, apenas dois foram desclassificados por não seguirem as normas. A comissão avaliadora analisou os sete trabalhos restantes, selecionando em primeiro lugar, o trabalho realizado pela aluna da E.M. Dr. Geraldo Mantovani, Isabella Andalaft e em segundo lugar, também da escola central, o aluno Genézio Marques Fernandes de Lima. O terceiro lugar ficou por conta do aluno da Escola Comendador Pedro Facchini, Claudio Vinicius M. De Almeida.

Para o diretor de Administração, Marcelo Moraes, o primeiro trabalho foi escolhido devido ao destaque apresentado através da utilização do Portal do município, em integração com os elefantes, que são símbolos da Costa do Marfim. “O desenho demonstrou a receptividade característica dos cidadãos lindoienses que receberão com extremo afinco os integrantes da Seleção da Costa do Marfim, além de todos os turistas e visitantes que circularão pela cidade no período da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Segundo o diretor de Turismo, Juliano Bellini o próximo passo agora é apresentar a logomarca escolhida para aprovação do Comitê Paulista da Copa do Mundo. Após a aprovação dos mesmos, o trabalho será utilizado nos meios de comunicação em conjunto com o logotipo oficial de Águas de Lindóia para a Copa do Mundo FIFA 2014 nos matérias promocionais.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Revitalização do Estádio Municipal será a primeira obra a ser executada com recursos do DADE 2014

 

A prefeitura Municipal de Águas de Lindóia inicia na próxima semana as obras de reforma no Estádio Municipal Leonardo Barbieri. As obras incluem: Revisão geral da parte elétrica, incluindo refletores; Manutenção hidráulica geral; Adequação dos vestiários e troca dos sanitários; Troca total dos alambrados; Drenagem e irrigação eletrônica e troca dos gramados; Cobertura da lanchonete; Adequação no prédio utilizado pela imprensa; Pintura das arquibancadas; e Construção de almoxarifado. Os serviços devem ser finalizados em sua totalidade na primeira semana de junho.

O diretor de Obras, Cassio Fernando destaca que a prefeitura cobrará para que a empresa contratada realize a obra com agilidade, a fim de que o Estádio esteja pronto e apto a receber jogos treinos da seleção da Costa do Marfim, abertos a população. “Na quinta-feira, 3 de abril, recebemos do Governo do Estado, um comunicado, através de telegrama, referente a aprovação do convênio  de revitalização do estádio”, informou.

Porém o diretor de Esportes e Recreação, Antonio Henrique Corsi acrescenta que não existe ainda a confirmação que esses jogos aconteçam no Estádio Municipal. “As obras têm previsão de término antes da chegada dos marfinenses à cidade, e esperamos que os jogos abertos aconteçam, conforme foi cogitado pelos representantes da delegação da Costa do Marfim em visita realizada ao município no dia 27 de fevereiro. Mas independente da utilização do estádio pela seleção, a obra será um legado que ficará para utilização dos munícipes”.

De acordo com o diretor de Obras o recurso para a execução dos serviços é proveniente de convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria de Turismo do Estado, por meio do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

O valor total do DADE de 2014 para Águas de Lindóia é de aproximadamente R$ 2,6 milhões, dividido em três objetos (partes) - revitalização do Estádio (R$683.950,89), obras de Revitalização de espaços públicos (R$ 1.298.053,77) e Copa Brasil 2014 (R$ 551.711,64).  Este último foi uma novidade do Departamento para este ano de COPA. Ou seja, o DADE autorizou que municípios que sediarão uma seleção durante o mundial poderiam utilizar até 30% do valor total repassado para a promoção e divulgação da cidade, decoração e infra-estrutura para realização de eventos – estrutura que será montada na Praça Central para a transmissão dos Jogos.

Segundo Cassio é preciso esclarecer também que essa verba disponibilizada pelo DADE não foi destinada por conta da COPA e nem para ser aplicado em obras especificas para o período do Mundial. “Mesmo porque, quando finalizamos o projeto e enviamos o pedido ao DADE, no final de 2013, como deve ser feito, Águas de Lindóia não tinha sido ainda confirmada como sede de treinamento da seleção da Costa do Marfim, estávamos apenas concorrendo”, explicou.

Outro ponto esclarecido pelo diretor é que a administração esta procurando agilizar algumas licitações a fim que obras de infra-estrutura mais urgentes sejam executadas com prioridade. O objetivo é deixar a cidade em ordem para a grande demanda de turistas que deve vir para Águas de Lindóia durante o período da COPA, que coincide também com as férias escolares. Banheiros da Praça Adhemar de Barros, recapeamento do acesso ao Cristo e reforma do mesmo são algumas das obras que deverão ser executadas até junho.

Entenda melhor o que é o DADE: Organizada pelo governador Geraldo Alckmin em primeiro de janeiro de 2011, por intermédio do decreto 56.638, a Secretaria de Turismo dispõe em sua estrutura básica do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE, que, atualmente congrega 67 municípios denominados estâncias, entre balneárias, turísticas, hidrominerais e climáticas. Foi criado pela Lei nº 6.470, em junho de 1989 para, entre outras atribuições, transferir recursos diretos para a execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo nas cidades reconhecidas como estâncias.

Os recursos dos convênios que essas cidades celebram com o DADE provêm do Fundo de Melhoria das Estâncias, que é mencionado no artigo 146 da Constituição do Estado de São Paulo e funciona de acordo com a lei 7.862/1992.

A receita que o Fundo disponibiliza para os municípios é composta pela somatória dos Impostos Municipais de todas as estâncias por meio da apresentação de seu DREMU (Declaração de Receita Tributária Própria Municipal). Há também uma dotação oriunda do Governo do Estado no próprio Plano Plurianual. O orçamento que é disponibilizado para cada cidade, anualmente, também varia de acordo com a participação do próprio município na composição do Fundo de Melhoria das Estâncias.

Convênios - A verba do DADE é um recurso que está disponível para cada estância no orçamento do Estado todos os anos. E, para recebê-lo, a Prefeitura deve determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados, ou seja, aonde a verba será aplicada.

Esses objetos são apresentados primeiramente ao Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias, por meio de planos de trabalho. Quando o Conselho aprova os objetos, a Prefeitura desenvolve um projeto para cada um deles, explicando detalhadamente como será utilizada a verba que receber do DADE. O departamento então analisa tecnicamente cada projeto e os aprova quando estiverem de acordo com as normas. Depois da aprovação dos projetos, os convênios entre município e DADE, são assinados, pelo prefeito e pelo secretário de Turismo do Estado. A partir daí, os recursos começam a ser liberados.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Aulas de inglês e francês tiveram início em Águas de Lindóia

 

Nova imagem

Na terça-feira, 25 de março, tiveram início as aulas do curso intensivo de Francês e Inglês em Águas de Lindóia, na Escola Municipal Dr. Geraldo Mantovani. O curso é oferecido gratuitamente à população lindoiense graças a uma parceria entre o Comitê Municipal da Copa, a Diretoria de Educação e Cultura e o Sinthoresca (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes de Águas de Lindóia e Região). No total, foram disponibilizadas 30 vagas para cada curso, que terão duração de 90 dias.

O presidente do Comitê Municipal da Copa, o diretor de Esportes e Recreação, Antônio Henrique Corsi, esteve na escola para dar boas vindas aos alunos e ressaltar a importância de todos seguirem o curso com seriedade. O diretor informou ainda que existe uma lista de espera, e de acordo com a norma o aluno que obtiver três faltas perde sua vaga para o próximo interessado da lista. “Foi muito bom ver as salas lotadas com alunos de diversas faixas etárias - todos se mostrando interessados e participando desta capacitação tão importante”.

O objetivo do curso é oferecer oportunidades de aperfeiçoamento profissional para os interessados maiores de 16 anos. “Em função de o município ser cidade Sede da Copa do mundo Fifa 2014 com a hospedagem da Seleção da Costa do Marfim, é de extrema importância termos profissionais qualificados para atender aos turistas e visitantes” destacou Antônio Henrique.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

quarta-feira, 26 de março de 2014

Ministro do Esporte, Aldo Rebelo visita Oscar Inn em Águas de Lindóia

 

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, esteve em Águas de Lindóia nesta terça-feira, 25 de março e visitou as instalações do Centro de Treinamento Oscar Inn Eco Resort, escolhido pela seleção da Costa do Marfim para hospedagem durante a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Logo no portal de entrada da cidade o ministro foi recepcionado pelo diretor de Esportes e Recreação, Antonio Henrique Corsi e pelo diretor de Turismo, Juliani Belini. No Oscar Inn, Aldo Rebelo conversou com o proprietário do CT, o ex-zagueiro da Seleção Brasileira, Oscar Bernardi, com o prefeito em exercício, João Eduardo de Moraes (Du), com o prefeito Toninho Nogueira e também com demais autoridades de Águas de Lindóia e região.

IMG_8152

Na oportunidade o ministro conheceu e elogiou as instalações do centro de treinamento e ficou impressionado com toda a estrutura existente no local, que fica localizado em meio a 220.000 m² de área natural.

O Oscar Inn Eco Resort conta com 60 apartamentos, balneário, lavanderia, possui espaço fitness equipado com uma moderna e completa linha de aparelhos de musculação, além de possuir um serviço de avaliação médica e um centro de fisioterapia. O complexo tem cinco campos oficiais de futebol, quadra de tênis e bocha, salas de jogos e TV, piscina externa e piscina aquecida coberta, lago, pistas de caminhada, campo society e uma completa infra-estrutura para atender os atletas da Seleção de Costa do Marfim. Todas essas áreas foram conferidas de perto pelo ministro.

Após a visita, Aldo Rebelo atendeu a imprensa e posou para fotos. Questionado sobre a estrutura do CT e da cidade para receber uma seleção, o ministro ressaltou que teve a melhor impressão possível. “O complexo está pronto e é supervisionado de perto pelo proprietário, o ex-atleta Oscar Bernardi. Sobre a cidade, o que posso dizer é que a Prefeitura, não só de Águas de Lindóia, mas também das cidades vizinhas estão empenhadas. O município concorreu com capitais e outros destinos turísticos consagrados e conseguiu trazer uma das 31 seleções para cá, foi um excelente trabalho”, salientou.

Durante as entrevistas Aldo Rebelo citou ainda que Águas de Lindóia já é um destino turístico forte, conhecido em todo o Brasil. “Por exemplo, a cidade possui mais de 8 mil leitos, quase o mesmo número que Ribeirão Preto, um centro muito maior. Tenho certeza que esta cidade está preparada para receber a seleção Marfinense”, finalizou.

Ao final, o prefeito em exercício de Águas de Lindóia protocolou um ofício entregando a documentação necessária para firmar o convênio referente ao Centro Esportivo dos Moreiras. Lembranças da cidade também foram entregues ao ministro, que deixou a cidade por volta das 16h.

Nova imagem

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Representantes da Costa do Marfim definem últimos detalhes para a estadia em Águas de Lindóia

1621691_426607100819117_843346077_n

Representantes da seleção de futebol da Costa do Marfim estiveram em Águas de Lindóia na última semana. A visita teve como intuito definir e planejar ações durante a estadia da Seleção no município. Para isso, estiveram reunidos na noite de sexta-feira, 21 os marfinenses, Cheik Diop e Mamadou Keita, o diretor de Esportes e Recreação de Águas de Lindóia, Antônio Henrique Corsi e Oscar Bernardi, proprietário do Centro de Treinamento Oscar Inn, que receberá os jogadores e toda equipe técnica durante o mundial.

Entre os assuntos decididos na reunião um deles foi a realização de pelo menos um jogo treino no Estádio Municipal de Águas de Lindóia “Leonardo Barbieri”, contra equipe ainda a definir. Segundo Antonio Henrique a administração municipal já esta enviado para a FIFA toda a documentação com intuito de confirmar a liberação do Estádio para a partida.

Ainda sobre o Estádio Municipal, o diretor de Esportes destacou que as obras no local, com recursos provenientes do DADE 2014 devem ser iniciadas já na segunda quinzena do mês de março. “As obras envolvem troca de gramado, irrigação eletrônica, troca do alambrado, reforma da laje do bar, construção de almoxarifado pintura geral e reforma de banheiros e vestiários”, informou Corsi.

A comitiva confirmou ainda a data da chegada da delegação a Águas de Lindóia para o dia 6 de junho, e permanece pelo menos até o dia 26 mesmo mês. E caso a seleção se classifique na 1º fase da competição a estadia deverá ser ainda maior.

“Os representantes da seleção marfinense nos deixaram muito contente ao informar que poderão fazer turismo em Águas de Lindóia durante a sua permanência na cidade. Eles afirmaram que pretendem sair do CT para conhecer o município, seus pontos turísticos e atrações. No entanto o roteiro ainda não foi definido”, ressaltou o diretor de Esportes.

Outro anúncio que surpreendeu positivamente foi à preocupação dos marfinenses em deixar agendado a realização de algumas ações sociais em Águas de Lindóia. Sendo assim, foi confirmada a visita em três entidades da cidade: APAE, Asilo e Hospital.

A comitiva também vistoriou mais uma vez as instalações e estrutura do CT e fizeram poucas exigências, entre elas cofres com maior capacidade e quatro camas maiores, para receber jogadores que possuem altura superior a 2m.

“Ficamos muito satisfeitos com a calorosa recepção dos lindoiense. Agora tivemos a certeza de que escolhemos muito bem nossa casa durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Essa cidade é maravilhosa, a natureza, o clima e esse povo receptivo darão com certeza o animo e entusiasmo que nossa Seleção precisa”, finalizou Cheik Diop.

Fonte: Imprensa de Águas de Lindóia

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Representantes da Costa do Marfim chegam à Águas de Lindóia para acertar detalhes de sua estadia durante a Copa do Mundo da FIFA 2014

 

2014-02-21 14.17.04

Nesta sexta-feira, 21, Águas de Lindóia recebeu duas visitas muito importantes, a EPTV Campinas, emissora filiada à Rede Globo de Televisão, e representantes da Seleção da Costa do Marfim, o Gerente, Mamadou Keita, e Secretário Geral, Cheik Diop.

A primeira parada da EPTV foi na Escola Municipal Dr. Geraldo Mantovani, lá a equipe captou imagens e entrevistou alunos do ensino fundamental durante a aula de geografia com assunto voltado para a Costa do Marfim.

2014-02-21 10.46.41

De lá, partimos para a Escola Municipal Comendador Pedro Facchini, onde está sendo desenvolvido um projeto que aborda a Costa do Marfim em diversas matérias, desde geografia e história à educação física. Os visitantes marfinenses foram recepcionados pelos alunos, em francês, apresentaram seus trabalhos artísticos e encerraram a recepção com uma bela partida de futebol entre Brasil e Costa do Marfim.

2014-02-21 14.07.28

Os visitantes ficaram impressionados com a calorosa recepção e declararam, durante entrevista à EPTV, que esta recepção os fez sentir acolhidos como em nenhum outro lugar, ficando muito satisfeito com o envolvimento de toda a comunidade, principalmente os jovens, com o assunto Copa do Mundo e Costa do Marfim.

2014-02-21 14.58.04

Depois de tanta agitação, os marfinenses seguiram para o CT Oscar Inn, onde ficarão até sábado para definir detalhes de sua estadia na cidade.

As matérias produzidas hoje irão ao ar nas edições do Jornal da EPTV das 19h de 21 de fevereiro e das 12h de 22 de fevereiro.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Diretoria de Educação e Cultura de Águas de Lindóia insere Costa do Marfim na grade curricular

 

A Diretoria de Educação e Cultura de Águas de Lindóia alterou a grade curricular dos alunos da rede Municipal de Ensino tendo em vista a hospedagem da Equipe da Costa do Marfim no município durante a Copa do Mundo FIFA de 2014.

Segundo a diretoria, desde o início do mês de fevereiro, as escolas Geraldo Mantovani, Creuza Aparecida Mariano, Comendador Pedro Facchini, Prof° Ivan Galvão de França, Luiz Barbosa e o CEAC (Centro Educacional de Arte e Cultura) iniciaram projetos que inserem a Costa do Marfim na grade curricular dos alunos do município.

Aproximadamente 1600 estudantes do 1° ao 9° ano do ensino fundamental, com idades entre 6 e 14 anos participarão de projetos que abordam temas como a Copa do Mundo de 2014, visando conhecer a história das Copas e fazer uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais, valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece.

O Diretor de Educação e Cultura, Eliel Fernades, explica ainda que especialmente a Costa do Marfim foi inserida nas aulas de geografia e história do município, abordando os seguintes tópicos: Área, Capital, População, Nome Oficial, Nacionalidade, Governo, Divisão administrativa, Localização, Cidades Principais, Clima, Densidade demográfica, Composição da População, Idioma, Religião, IDH, Esperança de vida, Índice de Alfabetização, PIB (Produto Interno Bruto), força de trabalho e a moeda.

Eliel explicou ainda que além das aulas teóricas, os costumes, a cultura e diversas curiosidades referente a Costa do Marfim serão demonstradas aos alunos através da realização de atividades como exposições e feiras. O projeto terá sua culminância no mês de julho com a exposição dos trabalhos na Praça Ademar de Barros durante o período da realização dos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014.

“Com este projeto pretendemos conhecer mais sobre nossos hóspedes marfinenses a fim de recepcioná-los da melhor maneira possível. Acredito que tanto os munícipes quanto os turistas e visitantes de Águas de Lindóia se surpreenderão e apreciarão os trabalhos idealizados pelos nossos alunos da cidade e expostos na praça central”, finalizou o diretor.

 

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Diretoria de Saúde realiza Palestra de conscientização sobre doenças endêmicas africanas

 

palestra saúde

A Diretoria de Saúde de Águas de Lindóia, através do Programa de Educação Permanente e PSE, em parceria com a Diretoria de Educação do município realizou na última terça-feira, 11 de fevereiro, palestra sobre a conscientização sobre doenças endêmicas africanas, motivada pela vinda da Seleção da Costa do Marfim para Águas de Lindóia, devido á Copa do Mundo FIFA 2014.

O evento aconteceu no Centro Educacional Umuarama e contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas entre professores e coordenadores de unidades de ensino e funcionários da Rede Municipal de Educação. Segundo a diretora de saúde Helga Emanuelle Resquiotto, na palestra apresentada pelo técnico da Vigilância Epidemiológica João Fred, foram abordados temas como: febre amarela, malária, cólera, febre tifoide e sarampo.

A diretora explica que o objetivo da realização do evento foi a sensibilização dos professores sobre os sintomas que poderão ocorrer com os alunos devido ao contato dos mesmos com pessoas vindas de outras partes do País e do exterior, além de subsidiar informações a serem trabalhadas em sala de aula ao longo do segundo trimestre do ano letivo. “Procuramos alertar e explicar aos docentes sobre a importância dos alunos e professores estarem com a vacinação contra o sarampo em dia” finalizou Helga.

Fonte: Imprensa da Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Comitê Regional do Circuito das Águas Paulista se reuniu no CT Oscar Inn em Águas de Lindóia

 

20140211_095617 

O encontro aconteceu no Centro de Treinamento Oscar Inn Eco Resort e contou com a presença de profissionais das áreas de saúde, segurança, turismo e representantes do poder público e autoridades das cidades da região, incluindo Monte Sião, que apesar de não fazer parte do Circuito das Águas Paulista colocou-se à disposição para eventuais necessidades que a região venha a ter com a aproximação do evento Copa do Mundo da FIFA 2014.

Foram formados eixos de trabalho que discutiram e levantaram as dificuldades a serem solucionadas nas áreas de saúde, infra-estrutura e logística, marketing e turismo, capacitação profissional, políticas públicas para o esporte, cultura, segurança pública e desenvolvimento econômico.

Os resultados serão apresentados na próxima reunião já agendada para o dia 24 de fevereiro na cidade de Socorro.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Lançamento do GOL–Guia de Orientação Local

 

GOL 

O evento aconteceu no Panorama Hotel & Spa nesta sexta, 07, contou com a presença de diversas autoridades não somente de Águas de Lindóia, mas de cidades da região, além de grande número de micro e pequenos empreendedores interessados em aproveitar as oportunidades geradas pelo evento Copa do Mundo da FIFA 2014.

Os trabalhos foram abertos com discurso do Prefeito de Águas de Lindóia, Antônio Nogueira, que agradeceu a presença de todos, inclusive do Prefeito da cidade vizinha, a mineira Monte Sião. "Todas as cidades da região serão beneficiadas com a vinda da Costa do Marfim. Teremos um turismo mais forte", disse o prefeito.

O Diretor de Esportes e Recreação, Antônio Herique Corsi, expôs sua satisfação em ver tantas pessoas reunidas em prol do desenvolvimento de sucesso do evento.

Carolina Fontes, representando Raquel Verdenacci, coordenadora da secretaria executiva do Comitê Paulista para a Copa de 2014, parabenizou a cidade pela conquista e disse ter certeza de que a Costa do Marfim trará muitos benefícios para a todos. “O evento veio hoje esclarecer as dúvidas da população quanto ao aproveitamento das oportunidades que a Copa 2014 trará para todos, principalmente na área do turismo, a intenção é beneficiar a população a longo prazo”, disse.

O representante do Sebrae, Bruno Caetano, colocou-se à disposição da cidade para a realização do evento. “Do ponto de vista de negócios, a Copa do Mundo da FIFA  Brasil 2014 já começou, as oportunidades estão aí, e quando o evento terminar as oportunidades ainda estarão aí para as pequenas empresas que souberem aproveitar. É preciso entender a Copa do Mundo e planejar. O Sebrae vai lançar aplicativos mobile, central telefônica com serviço de tradução simultânea na língua falada pela delegação recebida em cada cidade para facilitar o atendimento aos visitantes para os empreendedores.”

A palestra de lançamento do GOL foi conduzida por Thaisa Bestetti, assessora do Comitê Paulista. O GOL é um guia de orientação, pioneiro, desenvolvido para facilitar o entendimento das normas da Copa do Mundo da FIFA 2014. Neste guia, empreendedores encontram orientações sobre Proteção de Marcas da FIFA, como por exemplo a proibição do uso do mascote e da logo da taça da FIFA, entre outras normas que devem ser respeitada para que o próprio empreendimento não acabe prejudicado.

A FIFA também possui domínio sobre eventos oficiais, como o FIFA FAN FEST, que acontecerá nas 12 sedes. Para realização de transmissão dos jogos é preciso autorização da FIFA e da Rede Globo, em caso de tarifação de taxa de entrada, ou associação com patrocínio de marcas. Além da autorização, também é cobrada uma taxa pela FIFA para a realização da transmissão.

A cidade-base deve incrementar o calendário de eventos, decorar a cidade, mas sempre cuidando para não usar marcas e mascote oficiais.

Quem não pôde estar presente no lançamento do GOL, pode encontrar o guia completo no seguinte endereço: http://www.copa2014.sp.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/GOL_3%C2%BAversion.pdf

Thaisa Bestetti ressaltou que a intenção é aproveitar e surpreender o visitante com atrações que temos no interior. As oportunidades da Copa do Mundo da FIFA 2014 serão muitas para o turismo, artesanato, comércio e para o próprio Centro de Treinamento que receberá uma seleção durante o evento, no caso de Águas de Lindóia, a Costa do Marfim.

A abertura dos jogos acontece em 12 de junho. O Estado de São Paulo tem como objetivo se consolidar como destinho internacional, oferecendo excelência em prestação de serviços, ampliando sua participação no evento. Das das 32 seleções que particiam do evento, 15 ficarão em no Estado de São Paulo.

Ações como eventos gastronômicos e musicais, inserção do país visitante nas escolas, podem ser realizadas para garantir o envolvimento da população neste momento único que o Brasil está vivendo, e Águas de Lindóia já começou a realizá-las.

Cassio Santos, representante do Sebrae, apresentou o Programa Sebrae 2014, lançado para os micro e pequenos empresários que querem aproveitar as oportunidades de negócios. Neste programa o Sebrae mapeou as oportunidades e criou um canal virtual onde o micro-empresário pode divulgar seu produto para que os médios e grandes empresários possam conhecer seu produto. Outra novidade é o programa Brasil Original, que vai promover o artesanado paulista e a comercialização do mesmo para turistas. O Brasil Original contece durante os jogos da copa. Além disso, estará circulando nas cidades-base a Carreta da Copa, desenvolvida para auxiliar os micro e pequeno empresários durante os jogos.

Águas de Lindóia: Comitê Municipal da Copa se reuniu na terça-feira, 04 de fevereiro

 

20140204_192739

O prefeito de Águas de Lindóia, Toninho Nogueira participou na última terça-feira, 4 de fevereiro da reunião do Comitê Municipal da Copa realizada às 19h na Prefeitura Municipal. Outros 20 membros do comitê também participaram do encontro.

“Vencemos, após muito trabalho e persistência Águas de Lindóia é oficialmente cidade base de uma seleção para treinamentos durante a Copa de 2014”, assim foi aberta a reunião pelo presidente do Comitê municipal da Copa e diretor de esportes de Águas de Lindóia, Antônio Henrique Corsi, com o e-mail da FIFA em mãos que confirma o anúncio.

Em seguida Antônio Henrique disse que é motivo de orgulho o fato de Águas de Lindóia ser a menor cidade a receber uma seleção, e ainda ser o município que fica mais distante de um aeroporto. “Ainda assim mostramos nosso potencial, e graças a nossa estrutura e ao excelente Centro de Treinamento Oscar Inn Eco Resort fomos escolhidos. Agora inicia-se uma nova etapa, onde haverá mais trabalho e ações para serem desenvolvidas com agilidade, já que o evento esta próximo”, destacou o presidente do Comitê.

É importante ressaltar que já estamos colhendo os bons frutos, pois Águas de Lindóia esta sendo veiculada positivamente na mídia com freqüências. Diversos meios de comunicação regional e nacional têm nos procurado para solicitar informações e entrevistas. “O fato de a diretoria de Educação e Cultura da cidade ter incluído a Costa do marfim nas aulas de História e Geografia, por exemplo, foi nestas ultimas semanas motivo de curiosidade pela imprensa que tem divulgado a informação com constância”, ressaltou Antonio.

Na ocasião o diretor de Turismo, Juliano Belini falou sobre a destinação da verba do DADE 2014 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das estâncias). “O valor anunciado para ações da Copa é de aproximadamente R$ 700 mil e será investido em aquisição de telão, totem, tenda, banner, camisetas e bonés, material gráfico para o trade turístico, aluguel de palco, som, iluminação, etc”, informou o diretor. O DADE deste ano inclui ainda a reforma do estádio Leonardo Barbieri, que deve receber jogos amistosos da seleção marfinense com times da região.

Uma lista de prioridade de ações também foi apresentada ao longo da reunião. Entre as ações imediatas anunciadas pelo presidente do Comitê foi: utilização de selos nas correspondências da administração selos contendo a logo de Águas como cidade-base da Copa do Mundo, produzido pelo Correio; a veiculação de mensagens referente à cidade estar prestes a receber a Costa do Marfim, impressa na conta de Luz; curso rápido de francês para uma equipe pré-selecionada; realização de reunião com a Vivo para tentar sanar problemas de telefonia fixa e móvel; produção de outdoor; e identificação dos táxis oficiais da cidade que estarão habilitados a prestar serviços.

De acordo com Antonio Henrique o restante das definições serão acertadas posteriormente em reunião com a delegação da Costa do Marfim que deve estar no município para uma primeira visita já nesta segunda quinzena de fevereiro. Provavelmente neste encontro será informado o esquema de treinos abertos, e muitas outras determinações importantes.

Ao longo da reunião opções foram ouvidas, e alguns temas debatidos entre os membros do comitê. Todos os presentes puderam se manifestar dar opiniões e sugerir ações.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

Prefeitura solicita melhorias nos serviços prestados pela Vivo em Águas de Lindóia

 

Telefonia

Devido ao grande número de reclamações sobre os serviços prestados pela empresa de Telefonia “Vivo”, representantes da Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia realizaram na tarde da última quarta-feira, 5 de fevereiro uma reunião com a diretoria de Assuntos Institucionais da Vivo, Débora Moreira Matos para debaterem formas de melhorias nos serviços prestados pela empresa à população lindoiense.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Comitê Municipal da Copa e diretor de Esportes e Recreação de Águas de Lindóia, Antônio Henrique Corsi, o diretor de Turismo e Lazer e seu assessor, Juliano Bellini e Eduardo Perine, e o coordenador da Defesa Civil e membro do comitê da Copa, Anselmo Trujillo Santucci.

Durante o encontro a diretoria de Assuntos Institucionais da Vivo apresentou aos diretores um projeto que prevê a instalação de cinquenta postes de fibra óptica na rodovia SP 360. O intuito deste projeto é tentar viabilizar internet rápida até o bairro do jardim Europa, na divisa com Monte Sião (MG), com a possibilidade de disponibilizar sinal também para os bairros que margeiam essa rodovia, como os Francos e Bela Vista.

Na ocasião Débora informou ainda que devido aos maquinários pesados que estão as obras na Rodovia SP 360, trecho da Avenida Monte Sião, houve o corte de cabos de fibra ótica, interrompendo a comunicação. Sobre isso, ela se comprometeu a fazer um levantamento e uma verificação sobre os problemas de interrupção e afirmou que já existe uma equipe trabalhando 24h no local.

Com a proximidade do período da Copa, quando a cidade hospedará a Seleção da Costa do Marfim e a demanda turística deverá aumentar no município, foi proposto a implantação de uma antena no Centro de Treinamento Oscar Inn Ecco Resort, contendo as velocidades de 3G e 4G. “Nas proximidades do CT, a mudança para interurbano (35) também tem sido um outro problema”, salientou Antônio Henrique.

Outro ponto bastante questionado e solicitado pelos diretores foi à urgência nas ações de melhorias dos serviços prestados pela empresa referente à telefonia tanto fixa quanto móvel em toda a cidade. “Estamos recebendo inúmeras reclamações neste sentido, residências e comércios sem telefone e celulares com freqüente queda de sinal” destacaram os representantes da administração.

Débora explicou que o fato de o município estar localizado entre montanhas, com diversos pontos de sombras dificulta a chegada do sinal, porém, um novo estudo será efetuado visando a possibilidade de implantação de antenas de transmissão e recepção em determinados locais do município. “Além disso, quanto à divisa Águas de Lindóia/Monte Sião, faremos também uma verificação para que seja cobrada ligação local, e não interurbana como vem acontecendo” finalizou a consultora.

Todas as solicitações feitas foram ouvidas atentamente por Débora que, afirmou que as ações dependerão de analises e estudos a serem realizadas pela empresa. “Existe todo um processo, não tem como afirmar nada ainda, mas me comprometo a levar as reivindicações e tentar fazer com que todos os pedidos sejam viabilizadas o mais depressa possível, evitando assim futuras reclamações”, finalizou a diretoria de Assuntos Institucionais da Vivo.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

Diretoria de Saúde promove reunião entre vigilância sanitária e rede hoteleira

 

Vigilancia Sanitaria

A reunião, marcada para tratar sobre a intensificação das ações da vigilância sanitária em eventos de massa reuniu aproximadamente 50 pessoas na quarta-feira, 5 de janeiro às 9h na Prefeitura de Águas de Lindóia. As palestras foram ministradas por técnicos dos Grupos de Vigilância Sanitária (GVS) e Vigilância Epidemiológica (GVE) da regional de Campinas e contou a participação de hoteleiros, empresários dos principais restaurantes da cidade e diretores municipais.

Segundo a diretora da Saúde, Helga Emanuelle Resquioto, o próximo evento que reunirá grande número de pessoas em Águas de Lindóia será a Copa de 2014, tendo em vista que a Seleção da Costa do Marfim estará hospedada no município durante a realização do mundial. “Por isso estamos nos organizando e preparando a cidade para receber essa grande demanda de turistas nos próximos meses. No entanto é importante lembrar que Águas de Lindóia é uma estância turística, e recebe visitantes durante o ano todo, por isso os cuidados com a vigilância sanitária e epidemiológica devem ser intensificados agora, mas mantidos frequentemente”, salientou.

A Diretoria do GVE (vigilância epidemiológica), Marcia Regina Pacóla, destacou a importância de avaliar os riscos e prevenir doenças. Vacinação dos trabalhadores de hotéis, restaurantes, taxistas, funcionários da rodoviária, balneário e do comércio suscetíveis (não vacinados). Destacou particularmente a importância da vacinação contra o sarampo, tendo em vista os surtos registrados em países europeus e asiáticos e, mais recentemente em Pernambuco e no Ceará (por coincidência sede de dois dos jogos da seleção da Costa do Marfim), além da lavagem frequente das mãos para prevenir doenças diarréicas e doenças de transmissão respiratória como a gripe, comum na estação fria e seca (junho e julho) e outras boas praticam foram citadas como importantes medidas. “É importante afastar funcionários doentes, principalmente que trabalhem em serviços de alimentação e/ou atendimento direto ao público. “Também é fundamental notificar a vigilância sobre qualquer ocorrência fora dos padrões, tanto em funcionários como com hóspedes, acrescentou”.

A Diretora do GVS (vigilância sanitária) Clélia Aparecida Masson Scatena, em sua fala, reforçou o papel da vigilância sanitária de proteger a saúde da população e promover a qualidade de vida por meio dos controles dos riscos sanitários decorrentes de produtos, serviços, meio ambiente e processos de trabalho. “Considerando o deslocamento e grande concentração de pessoas de origem nacional e internacional em Águas de Lindóia durante a Copa, existe de fato riscos de importação ou propagação de doenças transmissíveis. Por isso precisamos trabalhar bastante desde já, haja vista a necessidade de ofertar serviços seguros a todas as pessoas”, afirmou. Acrescentou ainda que as áreas priorizadas inicialmente nos hotéis e restaurantes serão alimentação, boas práticas de manipulação de alimentos, infraestrutura, água, esgoto, resíduos e saúde do trabalhador.

A técnica do GVS responsável pela área de alimentos, a engenheira de alimentos Tereza Cristina de Almeida, discorreu sobre os conceitos de risco e tipos de contaminação alimentar. Abordou conceitos de intoxicação alimentar e todas as etapas do processo correto na manipulação de alimentos: compra e seleção dos fornecedores, armazenamento, pré-preparo e distribuição para o consumidor final.

O engenheiro Arnaldo Mauro Elmec, do Centro de Vigilância Sanitária (CVS), órgão central de VISA estadual, discorreu sobre a qualidade da água para consumo humano, apontando a necessidade de monitoramento constante da água de poços artesianos e da manutenção adequada da qualidade da água e da estrutura física das piscinas de hotéis e clubes, enfatizando os cuidados com a filtração adequada, limpeza diária e tratamento químico adequado para garantir a qualidade físico química e microbiológica da água. O técnico também enfatizou a necessidade de gerenciamento adequado dos resíduos sólidos (lixo) gerados pelos estabelecimentos, incluindo a rastreabilidade dada aos restos alimentares (lavagem) destinada ao tratamento animal e a importância do controle adequado de pragas.

Por fim, o técnico Sérgio Takashi Suzuqui, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Amparo, órgão regional que é referência técnica para 16 Municípios, incluindo Águas de Lindóia, destacou aspectos de saúde do trabalhador, principalmente do setor hoteleiro e de alimentação, apontando a necessidade de adequação à legislação para garantir que o processo de trabalho seja conduzido em ambiente seguro, prevenindo a ocorrência de acidentes de trabalho e lesões ocupacionais crônicas.

A intenção desse evento foi alertar e conscientizar os presentes quanto a importância dessas ações que estarão sendo intensificada pela vigilância através das visitas nos estabelecimento. “Fico feliz de ter reunido tantas pessoas interessadas. Acredito que estamos no caminho certo, trabalhando muito para que tudo transcorra bem não só durante a Copa do mundo, mas que continue também após este grande evento”. finalizou Helga.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O Futebol dos Elefantes

 

Drogba, Yaya Toure e cia virão ao Brasil como última chance de marcarem os nomes na Copa do Mundo (AP Photo/Armando Franca)

Há anos vemos insucessos consecutivos daquela que é, sem dúvida, a melhor geração de futebolistas da Costa do Marfim. O grupo que tem Drogba e Yaya Toure como grandes destaques não venceu nada na seleção e perdeu as finais da Copa de Nações Africanas em 2006 e 2012. No mesmo período, os elefantes tiveram o que comemorar, pois foram aos últimos dois mundiais, mas também não tiveram sucesso. Nas Copas, caíram em grupos considerados muito difíceis para a classificação e, de fato, não alcançaram a segunda fase da disputa.

O elenco, que chegará ao Brasil, é muito experiente e deve ser muito semelhante aos grupos que estiveram presentes nas últimas grandes competições disputadas pelos marfinenses. Em 2010, nove dos 23 jogadores que foram à Copa na Alemanha também embarcaram para a África do Sul. Esta continuidade reflete em campo com o bom entrosamento e, fora das quatro linhas, pois, os jogadores mostram bastante integração e não existem grandes notícias de polêmicas ao redor da equipe. O capitão marfinense Drogba explicou o que representa este grupo de jogadores: “todas as etnias do nosso país atualmente estão representadas nesta seleção”. Além disso, o camisa 11 destacou a importância que os elefantes têm hoje para o país: “O futebol é o esporte mais popular e é o esporte que coloca do todo o país”.

Por outro lado, o técnico é inexperiente. O ex-meia da seleção francesa, Sabri Lamouchi, assumiu o comando da seleção, após o vice-campeonato da Copa Africanas de Nações de 2012. Com o francês, um ano depois na mesma competição, os marfinenses pararam nas quartas de final frente à Nigéria, que, posteriormente, seria campeã. Apesar do revés, a federação do país manteve o treinador, “demitir o técnico, após derrotas, não é uma decisão sábia”. A escolha foi correta, pois, com Lamouchi, a Costa do Marfim alcançou a terceira Copa consecutiva.

O 4-2-3-1 tem o claro objetivo de deixar Yaya Toure mais participativo no ataque (clique na imagem para ampliar)

Desde 2012 à frente da seleção, o ex-jogador é um estudioso do futebol. No final do ano de estreia na nova função, visitou José Mourinho no Real Madrid. Com Lamouchi, os elefantes deixaram o 4-3-3 e passaram a jogar no 4-2-3-1 (foi assim na volta contra Senegal). Desta forma, Yaya Toure foi fixado na função de meia-central – às vezes, joga assim na Inglaterra –, o jogador do City não deixa de colaborar com a marcação, porém joga mais à frente, participando mais do jogo ofensivo. Ter o camisa 19 mais participativo no ataque é fundamental para o sucesso marfinense, pois hoje é o melhor jogador tecnicamente do país e jogando nesta função tem mais possibilidades de finalizar de fora da área e de servir os companheiros.

Além da mudança de esquema, Lamouchi, aos poucos, dá espaço para jogadores mais jovens, que, ao contrário das referências atuais, poderão seguir na seleção por muito tempo. Manter o atual nível é difícil, mas existem bons nomes, como o centroavante gigante (2,3m), Lacina Traoré; o também homem de área Wilfried Bony, que foi artilheiro da Eredivisie 2012-13 jogando com o Vitesse, com 31 gols; e o lateral Serge Aurier, que tem boas chances de ser o titular no Brasil.

O já histórico elenco dos elefantes, com o acréscimo destes bons jogadores jovens, se concretiza como a melhor seleção africana no ranking Fifa, com a 17ª colocação. Porém, mesmo no topo do continente e com um grupo forte capaz de surpreender no Mundial, Costa do Marfim precisará da sorte, que não teve nos últimos sorteios de Copa do Mundo, para alcançar uma colocação melhor na disputa de 2014. Matéria de Pedro Spiacci

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Comitê Regional para a #Copa2014 do Circuito das Águas Paulista se reuniu nesta manhã de quarta-feira (29)

 

 

Representantes das áreas de saúde, cultura, segurança, educação, turismo e esporte das nove cidades que fazem parte do Circuito das Águas Paulista estiveram reunidos nesta manhã de quarta-feira (29) para apresentação e discussão de ações, algumas já em andamento, para o grande evento que Águas de Lindóia irá receber, a Copa do Mundo da FIFA, que irá beneficiar toda a região.

O Diretor de Esportes e Recreação de Águas de Lindóia, Antônio Henrique Corsi, apresentou o Projeto Piloto do Comitê Paulista, do qual a cidade fará parte, recebendo eventos organizados pelo próprio comitê do Estado de São Paulo. Além de Águas de Lindóia, apenas a cidade de Santos foi escolhida para fazer parte do Projeto Piloto da Copa 2014. Antônio Henrique colocou  também que, desde 2009, quando foram iniciados os trabalhos para a realização da conquista da vinda de uma delegação para Águas de Lindóia, quase dobrou o número de procura pela cidade para realização de eventos esportivos. Desde o lançamento oficial de Águas de Lindóia como cidade-base da Costa do Marfim, foram mais de setessentas menções do nome do município em matérias em sites e jornais, blogs e redes sociais.

O secretário de Juventude, Esportes e Lazer de Jaguariúna, Antonio Aparecido Rodrigues dos Santos, adiantou que Jaguariúna já está com ações de comunicação em andamento para se beneficiar do aumento do fluxo de turistas que a região deve receber durante os jogos.

Serra Negra se manifestou, colocando-se à disposição do município de Águas de Lindóia para eventuais necessidades.

Águas de Lindóia já está recebendo visitas do Exército e Vigilância Sanitária com intuito de avaliar suas necessidades para que sejam desenvolvidas estratégias de melhorias que beneficiarão a todos durante o evento e perdurarão após a realização do mesmo, podendo ser aproveitadas por toda a comunidade.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Você conhece a Côte d’Ivoire?

 

A Côte d’Ivoire é situada no Oeste da África, tem uma superfície 322.462 quilômetros quadrados, que representa 1% de todo o continente africano, ou seja o equivalente ao Estado do Maranhão ou de Goiás. Delimitada no sul pelo Oceano Atlântico, ela tem fronteiras no oeste com a Libéria e a República de Guiné, no norte com o Mali e o Burkina Faso, no leste com o Gana.

A população é estimada em 16,7 milhões de habitantes (dos quais mais de 26% de estrangeiros), o que representa uma densidade populacional de 47 habitantes ao quilômetro quadrado. A taxa de crescimento demográfico anual é de 3,9%. A Côte d’Ivoire tem em comum com o Brasil de ser um pais jovem, ja que quase 50% dos habitantes são menores de 15 anos.

Apesar da urbanização estar em processo rápido, 60% dos marfinenses ainda moram na área rural. Abidjan, capital econômica, possui cerca de 2,7 milhões de habitantes. Bouaké, segundo pólo econômico, 640 mil. Yamoussoukro, capital política desde 23 de março de 1983, 140 mil. As outras principais cidades são Gagnoa (300.000 habitantes), Daloa (200.000), Korhogo (110.000), Man (90.000) e San Pedro (70.000) e Divo.

A língua oficial é o francês.

No quadro político, a grande figura, não só do nosso país, mas também de toda a África ocidental é Felix Houphouët-Boigny, primeiro presidente da República, artesã da independência em 1960 e que conservou a confiança do seu povo até a hora da sua morte em 7 de dezembro de 1993.

O então Presidente da Assembléia Nacional, Henri Konan Bedié o sucedeu até o dia 24 de dezembro de 1999, data de sua destituição. O General Robert Guéi presidiu, até as eleições de 22 de outubro de 2002, o Conselho Nacional de Salvação Pública e o governo de transição, encarregado de redigir uma nova Constituição.

Esta nova Constituição, aprovada em 23 de julho de 2000 com 86% dos votos, confirmou o regime presidencialista, deixando a coordenação das ações do Governo a um Primeiro Ministro, que chefia esse Governo. Assim, o Senhor Laurent GBAGBO foi eleito durante a eleição presidencial do dia 22 de outubro de 2000 e governou o país até 2010.

O país é atualmente dirigido por Sua Excelência Alassane OUATTARA, eleito durante a eleição presidencial de 2010 com 54% dos votos e empossado no dia 21 de maio de 2011.

O Poder Legislativo é unicameral, representado pela Assembléia Nacional, composta por deputados eleitos por 5 anos pelo voto direto.

Existe também o Conselho Econômico e Social, órgão consultativo privilegiado do governo, composto de personalidades representantes dos diferentes setores econômicos e sociais, nomeados pelo Presidente da República. Essa instituição emite pareceres e recomendações sobre todos os projetos de lei abrangentes às áreas sociais e econômicas.

O pluripartidarismo é oficial desde o 30 de abril de 1990. A Côte d’Ivoire tem hoje nada menos do que 78 partidos políticos. A Assembléia Nacional é composta dos membros dos seguintes partidos: RDR (reagrupamento dos Republicanos) com 127 deputados, o PDCI ( partido Democrático de Côte d´Ivoire) com 77 deputados, Sem partidos, 35, UDPCI( União Democrática e Patriótica de Côte d´Ivoire) 7, RHDP(Reagrupamento dos Houphouetistas para a Democracia e a Paz) 4 e o MFA ( Movimento das Forças do Futuro) 3.

Durante as duas décadas após a Independência, a Côte d’Ivoire conheceu uma prosperidade que lhe permitiu alcançar o terceiro lugar dos países africanos ao sul do Saara.

A taxa de crescimento anual da economia no período 1960/77 foi de 7,7%. Este crescimento se baseou essencialmente no desenvolvimento, numa economia aberta, do setor agrícola, sobretudo café, cacau, algodão, abacaxi, banana, e florestal.

No entanto, esse desenvolvimento, sustentado pelas exportações de matérias primas agrícolas, se mostrou amplamente dependente da evolução dos preços no mercado mundial e da situação da economia internacional. A disparada dos preços dessas matérias-primas nos meados da década de 70, providenciou um grande passo na industrialização. Infelizmente, a queda prolongada desses mesmos preços desde 1978 afundou o pais numa recessão durável e numa séria crise financeira. É com esse quadro que, no início dos anos 80, o Presidente e o Governo foram obrigados a tomar um conjunto de medidas para melhorar a saúde econômica e financeira do pais. Essa medidas, num contexto internacional desfavorável, se tornaram verdadeiros planos de austeridade.

Em 1994, o franco CFA, a moeda sub-regional, foi desvalorizada em 50 %. O governo implantou então um programa de retomada do crescimento econômico, aprovado pelas instituições de Bretton Wood.

O país se encontra hoje numa fase de transição e de reorientação, caracterizada pela liberalização da economia e a privatização das empresas públicas. Essa fase já está trazendo melhorias na produtividade e mais competitividade na economia. Por outro lado, o governo engajou-se numa firme política de investimentos, que atingem hoje 16,4 % do PIB, dos quais 10 % provenientes do setor privado.

O desenvolvimento econômico da Côte d’Ivoire é baseado na agricultura. Esse setor representava em 1960 90 % do PIB e empregava 80 % da população. Hoje, o setor contribua ainda por 33 % do PIB, 66 % da receita das exportações e dois terços dos empregos. Só o café e o cacau constituam 17 % do PIB e mais da metade do valor total das exportações. A Côte d’Ivoire é o primeiro produtor e exportador mundial para o cacau, e o quarto para o café. No entanto, a extrema dependência dessas culturas aos preços internacionais fez com que o governo incentivasse o desenvolvimento de novas atividades.

Assim, o país é atualmente o primeiro exportador africano de óleo de palma (256 mil toneladas - 1995) e o terceiro produtor de algodão (106 mil toneladas de fibras - 1995). As produções de borracha (83 mil toneladas - 1995) e de copra (43 mil toneladas - 1995), inexistentes antes 1960, bem como as lavouras de abacaxi (170 mil toneladas - 1995), bananas (211 mil toneladas - 1995) e açúcar (125 mil toneladas - 1995), se tornaram itens importantes da balança comercial. A recuperação do setor de madeira, que, em 1988, correspondia a um terço da receita de exportação, é mais recente.

No setor da pecuária e diante do problema de abastecimento em proteínas animais, a Côte d’Ivoire é obrigada a importar grandes quantidades de carne. Portanto, um amplo programa visando a desenvolver o potencial nacional foi lançado.

A crescente importância da indústria é comprovada pela sua participação no PIB, que passou de 4% em 1960 para os atuais 26%. A primeira década após a Independência foi caracterizada por uma política de importações de substituição que resultou na criação de grandes empresas marfinenses tais conservarias de atum, fábricas de cerveja e de açúcar, processadoras de café, cacau e óleo de palma, madeireiras, refinarias de petróleo, indústrias químicas, fábricas de sabão, de fertilizantes e de tintas, e enfim indústrias mecânicas e elétricas.

Além disso, o setor industrial mostra o seu dinamismo e sua flexibilidade pela criação de inúmeras pequenas e médias empresas. Foram criadas pelo governo várias câmaras setoriais para incentivar o desenvolvimento desse tipo de empreendimentos.

A Côte d’Ivoire conta hoje com 1.600 indústrias, cuja 240 de grande porte, ou seja com investimentos brutos acumulados superiores ou iguais a US$ 400 mil, e 151 de pequeno e médio porte, com investimentos inferiores a US$ 80 mil.

No total, em todos os setores, são 2.283 empresas privadas, e mais 140 das quais o Estado é acionista majoritário.

74% das empresas se encontram na região de Abidjan, 4% em Bouaké e 2% em San Pedro. Os 20% restantes são espalhados em todo o país.

O sistema bancário marfinense é um dos mais desenvolvidos da África. Ele é composto de um banco de desenvolvimento, de dezesseis bancos comerciais, de uma dezena de representações internacionais e de dezesseis estabelecimentos financeiros. A Côte d’Ivoire pertence à “zona franco” , institucionalizada pela União Monetária Oeste Africana. Os sete estados membros (Benin, Burkina Faso, Côte d’Ivoire, Mali, Niger, Senegal e Togo) entregaram a emissão da moeda, o Franco CFA, e de maneira geral, as suas políticas monetárias à uma instituição, o Banco Central dos Estados da África do Oeste, cuja sede fica em Dacar (Senegal).

A Côte d’Ivoire é membro da CEDEAO, uma organização de integração econômica regional da África do Oeste, nos mesmos moldes que o Mercosul.

O país possui uma infraestrutura moderna. Ele dispõe de uma rede telefônica e de telex nacional e internacional de fácil acesso, de hotéis de nível internacional e de rodovias modernas contando com 4.500 km asfaltados, 47.000 km de estradas secundárias praticáveis o ano todo e 16.000 km de ligações locais. A Côte d’Ivoire tem uma ligação ferroviária com o Burkina Faso de 1.314 km de extensão. Ela dispõe de 3 aeroportos internacionais (Abidjan, Bouaké e Yamoussoukro), e de dois portos acessíveis a todo tipo de navios (Abidjan e San Pedro).

Em 1994, a Côte d’Ivoire recebeu 210.000 turistas e o governo implantou uma política turística nacional, com objetivo de dobrar esse número a curto prazo.

Fonte: Embaixada da Costa do Marfim