A Prefeitura de Águas de Lindóia não tem medido esforços para trazer uma delegação de futebol para treinamento no município durante a Copa de 2014. Desde 2009 a Administração Municipal, por meio da Diretoria de Esportes e Recreação (DIER), vem trabalhando firme para concretizar este feito que, além de alavancar a rede hoteleira e o comércio local, também colocará Águas de Lindóia em destaque na imprensa mundial, acarretando diversos benefícios para esta Estância, cujo carro chefe é o turismo.
Para que você possa entender melhor todo o processo necessário para ser considerada uma Cidade Base, apresentaremos um infográfico que mostrará todas as etapas percorridas pela Prefeitura para que Águas de Lindóia seja escolhida por uma das federações que participarão do mundial no próximo ano.
Neste mesmo material, você ainda conhecerá as reais chances de Águas de Lindóia ser escolhida; entenderá a necessidade do engajamento da população nesta busca para conseguir sediar uma seleção; saberá das delegações que já visitaram a cidade; se informará sobre a criação e os feitos do Comitê Municipal para a Copa de 2014; conhecerá as parcerias firmadas até o momento e se certificará dos benefícios que esta conquista trará para a população e para o município lindoiense.
Processo
1º passo – No segundo semestre de 2009 a Prefeitura de Águas de Lindóia iniciou os trabalhos para tentar receber uma delegação que participará da Copa do Mundo de 2014. Neste período, a Administração Municipal recebeu um oficio do Governo do Estado, através do Comitê Paulista, questionando se o município tinha interesse em receber seleções para treinamentos durante o mundial.
2º passo - A Prefeitura imediatamente manifestou interesse e teve que preencher dois formulários, um mais simples (rede hoteleira, campos para treinamento, etc) e outro muito detalhado (topografia, clima, estradas, pontos turísticos, dados de saúde, etc).
3º passo – Em seguida a Prefeitura procurou o proprietário do Oscar Inn Eco Resort, e ex-zagueiro da Seleção Brasileira Oscar Bernardi para firmar a 1º parceria. Neste momento a Prefeitura verificou se haveria interesse do empresário em cadastrar sua propriedade como Centro de Treinamento (CT) e Hotel oficiais de Águas de Lindóia, no intuito de concorrer para receber delegações durante o Mundial de 2014.
4º passo – Com o interesse de Oscar Bernardi confirmado, o empresário teve que também que preencher diversos formulários (planta do local, número de leitos, etc) para cadastrar seu empreendimento.
5º passo – Com os cadastros aprovados, já em 2010 aconteceu a primeira vistoria do Comitê Paulista em Águas de Lindóia, o que representou a primeira aprovação do município para continuar no processo. Nesta visita membros do Comitê vierem conferir se tudo que havia sido enviado pelo formulário era mesmo real. Na ocasião foi averiguada a infra-estrutura da cidade, observada a rede hoteleira e conhecidas as instalações do “Oscar Inn”.
6º passo – Algum tempo depois foi a vez do município receber o Comitê Organizador Local (COL) – o órgão nacional que cuida da Copa. A visita veio confirmar e reafirmar o potencial de Águas de Lindóia para concorrer e receber uma seleção.
7º passo – Na seqüência quem visitou a cidade foram os engenheiros do COL, que avaliaram os campos de treinamento, levaram amostras do subsolo, da grama, averiguaram medidas do campo, etc.
8º passo – Depois veio para Águas de Lindóia a MATCH (empresa responsável pelas hospedagens da Copa do Mundo) que além de visitar o CT também visitaram alguns hotéis pra verificar o nível das acomodações existente na cidade.
9º passo – Após todas essas visitas e vistorias, Águas de Lindóia foi oficialmente aprovada como um centro de treinamento – denominada Cidade-Base, apta para concorrer e receber delegações.
10º passo – Para o melhor andamento do processo e no intuito de aumentar as chances de Águas de Lindóia, a Prefeitura instituiu no ano de 2011 o Comitê Municipal da Copa, formado por membros da administração, sindicatos, associações e representantes da sociedade civil.
11º - passo – Águas de Lindóia integrou o segundo material do Comitê Paulista da Copa que divulga as cidades do Estado de São Paulo aptas a receber delegações.
12º passo – O Comitê Municipal da Copa lançou material de divulgação de Águas de Lindóia (revista e DVD em dois idiomas). O produto foi distribuído em diversas feiras, reuniões e eventos. A Prefeitura enviou ainda o material para mais de 100 confederações de Futebol no Mundo.
13º passo – Em 2012 o COL lançou uma revista virtual com as cidades bases aprovadas para centro de treinamento no Brasil. Neste material Águas de Lindóia estava entre os 64 apresentados.
14º passo – Ainda em 2012 iniciaram as visitas das seleções interessadas na cidade. No total foram 5 (Bélgica, Rússia, Japão e Alemanha e Colômbia), sem falar na visita do Cônsul da Coréia do Sul ao CT Oscar Inn.
15º passo – No final de 2012 o Secretário da Cidade de São Paulo para a Copa, Gilmar Tadeu conheceu pessoalmente Águas de Lindóia, verificando a estrutura local e realizando inclusive uma palestra no Oscar Inn.
16º passo – A Fifa envia ao CT Oscar Inn o Selo de Centro de Treinamento Aprovado.
17º passo – Já neste ano de 2013 a coordenadora da Secretaria Executiva do Comitê Paulista para a Copa de 2014, Raquel Verdenacci fez uma palestra no Fórum Municipal de Esporte de Águas de Lindóia e ressaltou que o município lindoiense é referência como Cidade Base.
18º passo – Neste segundo semestre a Prefeitura vem investindo no trabalho efetivo de divulgação da cidade em redes sociais e e-mails estão sendo enviados para todas as confederações de futebol do mundo na intenção de reforçar Águas de Lindóia como um destino excelente e apto a receber as seleções para treinamento durante o mundial que se aproxima.
* Em meio a todo este processo, de 2009 até agora, a Diretoria de Esportes participou de todos os congressos, palestras e reuniões promovidas pelo Estado e pelo COL referentes e Copa do Mundo de 2014.
Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia
Nenhum comentário:
Postar um comentário