Ary Mantovani, o ex-ponta esquerda Mantovani, nasceu em Águas de Lindóia, interior paulista, em 03 de julho de 1924.
Teve o melhor momento de sua carreira vestindo a camisa do Palmeiras entre 1945 e 1948, quando conquistou o título paulista de 1947.
Atualmente, reside na cidade de Águas de Lindóia, e está aposentado. Mas tem parte das ações do Hotel do Lago, um dos mais antigos e tradicionais do município.
Em julho de 2010, junto do ex-zagueiro Oscar Bernardi, foi homenageado no "Jogo da Paz". Veja as lindasimagens na galeria de fotos de Ay Mantovani.
Tive a felicidade de entrevistar Ary Mantovani em 2004 quando trabalhava para os jornais “O Estado de S.Paulo” e “Jornal da Tarde”. Na ocasião, o Palmeiras realizava um período de treinos em Àguas de Lindóia. Ary disse que em 9 de novembro de 1944, sua contratação pelo Palmeiras foi noticiada pelos jornais. Tinha então apenas 20 anos mas já havia se destacado no extinto Comercial da capital. O acerto ocorreu com o ex-presidente do Verdão Higino Pelegrini. Mas o então garoto só assinou o contrato depois de conversar com seus pais.
Ary Mantovani guarda com carinho recordações de Oberdã Catani, Oswaldinho, Waldemar Fiúme, Gonzáles e do técnico Oswaldo Brandão, que comandou o Palmeiras no título paulista de 1947. Mas a carreira terminou cedo. O ex-ponta-esquerda teve que optar entre o futebol e a gerência do hotel que seu pai acabara de construir. Preferiu a segunda opção. Aos 24 anos, pendurou as chuteiras definitivamente.
Seu maior feito está registrado no Guiness Book. No dia 5 de outubro de 1946, um sábado, marcou dois gols olímpicos na goleada por 6 a 2 sobre a Portuguesa Santista. Um em cada tempo. Feito até hoje não igualado.
por Marcelo Rozenberg
Fonte:http://terceirotempo.bol.uol.com.br/quefimlevou_interna.php?id=1460&sessao=f#.UkMF6U_76XE.facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário