segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Águas de Lindóia integra lista de CTS

 

O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 apresentou nesta quarta-feira (1/8) a primeira lista de pareamentos aptos a servirem como Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para escolha das seleções participantes da competição. O trabalho foi feito em conjunto com a FIFA e o Escritório de Acomodações da FIFA (FAO), com apoio total de secretarias dos 26 estados e Distrito Federal. Foram aprovados 54 locais nesta primeira versão da brochura eletrônica, que já está disponibilizada para as federações participantes das Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA (http://www.fifa.com/worldcup/organisation/documents/index.html). A escolha final dos CTS não tem nenhuma participação do COL ou da FIFA.

Participaram do evento, no Museu do Futebol, em São Paulo (SP), diversas autoridades, como o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmim; e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servem como base de uma seleção durante a Copa do Mundo da FIFA e são gerenciados pelas próprias seleções. Toda a estrutura é montada pelas equipes, sem nenhuma ingerência do COL ou da FIFA. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. Não existe limite de CTS para uma mesma cidade ou um mesmo estado. É levada em conta a qualidade técnica dos locais oferecidos. Uma mesma cidade pode ter mais de um CTS, enquanto outras poderão não ter nenhum.

No evento, o diretor executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade, fez questão de ressaltar a importância do legado que está sendo deixado.

“Este mapeamento é inédito. Estamos oferecendo oportunidades a 43 municípios de todo o país. Este é um legado que fica para o esporte brasileiro”, explicou Trade.

Outras janelas de inscrições acontecerão nos próximos meses. A segunda versão da lista será divulgada no primeiro semestre de 2013 e a versão final no segundo semestre do mesmo ano. Os locais que se inscreverem nas próximas janelas poderão ser incluídos nas novas versões, bem como outros que não foram incluídos inicialmente poderão se adequar e fazer parte da lista.

Exatamente por isso, o gerente de competições e serviços às equipes, Frederico Nantes, ressaltou que não se trata do fim da linha para os locais que não apareceram na primeira versão.

“Utilizamos critérios técnicos e estes 54 locais atingiram a pontuação mínima para fazerem parte desta primeira relação. Isso não quer dizer que houve um corte ou que os mais de outros 200 inscritos não tenham condições e não possam fazer parte da versão final. Eles terão de sofrer algumas adequações para conseguirem entrar na versão final”, esclareceu.

A escolha das seleções acontecerá após o sorteio dos grupos, marcado para acontecer em dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia. As seleções terão até janeiro de 2014 para optarem por um local.

Veja algumas informações importantes sobre o processo:

- 23 meses de trabalho desde o início do processo até a entrega da primeira versão da lista.

- 181 municípios inscritos no processo nas duas primeiras janelas de inscrição

- Inscrições dos 26 Estados + Distrito Federal

- Pela primeira vez foi feito um catálogo online que permitirá uma atualização mais dinâmica e que leva em consideração as questões de sustentabilidade.

- Mais de 10 mil páginas de relatórios de avaliação.

- Mais de 30 mil fotos tiradas durante as inspeções.

- 43 municípios diferentes das cinco regiões do Brasil constam na primeira versão da lista.

- São Paulo foi o estado com o maior número de CTS aprovados – (20 pareamentos aprovados).

- Locais aprovados por Região:

Centro-Oeste - 3 locais - 5,5%

Nordeste - 3 locais - 5,5%

Norte - 4 locais - 7,4%

Sudeste - 30 locais - 55,6%

Sul - 14 locais - 26%

Fonte: http://pt.fifa.com/worldcup/news/newsid=1674173/

Arquivo divulgado pela FIFA com a lista das cidades que possuem CTS recomendados - http://www.fifa.com/mm/document/tournament/loc/01/67/33/67//tbc_complete_310712_1stversion.pdf