sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Águas de Lindóia recebe visita do Secretário da Copa 2014

 

O Secretário Especial de Articulação para a Copa do Mundo de 2014, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, esteve em Águas de Lindóia na última terça-feira, 13 de novembro. O secretário foi recebido por volta das 11h30 na Prefeitura Municipal pelo prefeito Martinho Mariano e pelo vice-prefeito e prefeito eleito para o próximo mandato, Antônio Nogueira. O diretor deEsportes e Recreação, Antônio Henrique Corsi, o vereador Joel Raimundo de Souza e o vice prefeito eleito para o próximo mandato, Eduardo Moraes também participaram do encontro.

No gabinete o grupo conversou sobre a oportunidade de aprimorar e modernizar as atividades relacionadas ao turismo e demais serviços na cidade, com vistas à Copa do Mundo de 2014, já que Águas de Lindóia concorre à cidade sede para receber delegações. “O município lindoiense já é conhecido pelo grande potencial turístico. Esse é o momento de alavancar os empreendimentos locais e regionais, como rede hoteleira, comércio, e outros serviços e negócios”, destacou Gilmar.

Martinho ressaltou que existe um projeto sendo desenvolvido na Prefeitura para a execução de melhorias no Balneário Municipal, principal ponto turístico da cidade. “Estamos trabalhando empenhados, pleiteando recursos para diversas obras. Iremos aproveitar o desenvolvimento organizado para receber a Copa do Mundo, mas vale salientar que esses investimentos permanecerão depois para o beneficio de Águas de Lindóia, que recebe turistas o ano inteiro”, disse o prefeito.

Em seguida, a comitiva seguiu para uma visita ao Balneário “João de Aguiar Pupo”. O Centro de Treinamento Oscar Inn Eco Resort foi a última parada do secretário. No CT, Gilmar conheceu as instalações que poderão ser utilizadas por uma das 32 seleções durante o mundial. 

Às 15h, o Secretário ministrou uma palestra sobre preparativos da cidade de São Paulo para a Copa do Mundo 2014. A palestra aconteceu no Oscar Inn e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre membros do Comitê Regional do Circuito das Águas, diretores municipais e público espontâneo.

Na Palestra Gilmar apresentou dados do estado de São Paulo, como PIB, rede Hoteleira, infra-estrutura, e os planejamentos da capital para receber o mundial. O palestrante também expôs o impacto econômico, social e a conotação política da Copa do Mundo para o Brasil. “Precisamos apresentar o Brasil de atualmente e desmistificar a imagem que a população estrangeira tem do nosso país. Tenho certeza de que se todos nós estivermos envolvidos, conseguiremos fazer um grande evento”, destacou o Secretário.

Fonte: http://www.aguasdelindoia.sp.gov.br/site/ver_noticia.php?id=1320

sábado, 1 de setembro de 2012

Águas de Lindóia trabalha para conseguir sediar delegações na Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016

 

O Diretor de Esportes e Recreação, Antônio Henrique Corsi, juntamente com a Diretora de Turismo e Lazer, Giuliana Pellattiero, estiveram em São Paulo, na sede do Comitê Paulista para a Copa do Mundo de 2014 na quarta-feira, 29 de agosto. A visita teve como objetivo discutir ações que possam ser desenvolvidas em conjunto entre o Estado e o município de Águas de Lindóia.

No mesmo dia o Prefeito de Águas de Lindóia, Martinho Mariano e Antônio Henrique estiveram na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

Na ocasião o prefeito Martinho apresentou ao Secretário José Benedito Pereira Fernandes o material de divulgação de Águas de Lindóia, que concorre para receber uma delegação participante da de 2014.

Juntamente com o material de divulgação o prefeito também entregou uma solicitação de liberação de verba para elaboração de projetos que visem benfeitorias na região também é candidata a receber delegações durante a Olimpíada de 2016. “O documento de solicitação é do Circuito das Águas, e visa beneficiar as 8 cidades integrantes do consórcio, o qual eu sou o presidente”, salientou Martinho.

Fonte: http://www.aguasdelindoia.sp.gov.br/site/ver_noticia.php?id=1289

Consórcio de Turismo das Prefeituras do Circuito das Águas Paulista cria comitê regional responsável pela elaboração de um projeto visando o desenvolvimento da região, além das oportunidades da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.

 

DSC05101

Em reunião realizada no último dia 21 de Agosto, no plenário da câmara municipal de Serra Negra, o Consórcio de Turismo do Circuito das Águas Paulista articulou a criação  de um Comitê Regional, composto por importantes segmentos voltados ao turismo, que serão responsáveis pela elaboração de um projeto visando o desenvolvimento da região do Circuito das Águas Paulista, cujo objetivo é apontar as deficiências, propor soluções e somar esforços para o desenvolvimento regional, em comum acordo das oito cidades que compõem o renomado Circuito.

Ressalta o Presidente do Circuito das Águas Paulista e Prefeito de Águas de Lindóia Martinho Antônio Mariano, que o objetivo da criação do Consórcio entre as Prefeituras foi para o desenvolvimento do pólo turístico do Circuito das Águas Paulista, o qual depende única e exclusivamente dos esforços e parceria das oito cidades, visando objetivos em comum e somando forças para ter êxito nos resultados.

Diversas autoridades estiveram presentes e todos entenderam que se trata de um importante projeto que, independentemente da mudança das gestões publicas, deve ter continuidade.

Águas de Lindóia e Jaguariúna são cidades aprovadas como centros de treinamento para a Copa do Mundo de 2014 e o Circuito das Águas Paulista será destino certo de milhares de turistas de fora do Brasil que virão por conta do mundial, sendo assim, região deve estar preparada para recepcionar os visitantes gerando oportunidades, emprego, negócios, economia etc. O comitê reforça ainda, que em breve a região pode ser contemplada como centro de treinamento para os jogos Olímpicos de 2016, envolvendo as oito cidades, portanto nos espera.

Texto: Edson Rodrigo de Oliveira Cunha - Diretor Administrativo do Circuito das Águas Paulista.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Águas de Lindóia integra lista de CTS

 

O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 apresentou nesta quarta-feira (1/8) a primeira lista de pareamentos aptos a servirem como Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para escolha das seleções participantes da competição. O trabalho foi feito em conjunto com a FIFA e o Escritório de Acomodações da FIFA (FAO), com apoio total de secretarias dos 26 estados e Distrito Federal. Foram aprovados 54 locais nesta primeira versão da brochura eletrônica, que já está disponibilizada para as federações participantes das Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA (http://www.fifa.com/worldcup/organisation/documents/index.html). A escolha final dos CTS não tem nenhuma participação do COL ou da FIFA.

Participaram do evento, no Museu do Futebol, em São Paulo (SP), diversas autoridades, como o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmim; e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servem como base de uma seleção durante a Copa do Mundo da FIFA e são gerenciados pelas próprias seleções. Toda a estrutura é montada pelas equipes, sem nenhuma ingerência do COL ou da FIFA. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. Não existe limite de CTS para uma mesma cidade ou um mesmo estado. É levada em conta a qualidade técnica dos locais oferecidos. Uma mesma cidade pode ter mais de um CTS, enquanto outras poderão não ter nenhum.

No evento, o diretor executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade, fez questão de ressaltar a importância do legado que está sendo deixado.

“Este mapeamento é inédito. Estamos oferecendo oportunidades a 43 municípios de todo o país. Este é um legado que fica para o esporte brasileiro”, explicou Trade.

Outras janelas de inscrições acontecerão nos próximos meses. A segunda versão da lista será divulgada no primeiro semestre de 2013 e a versão final no segundo semestre do mesmo ano. Os locais que se inscreverem nas próximas janelas poderão ser incluídos nas novas versões, bem como outros que não foram incluídos inicialmente poderão se adequar e fazer parte da lista.

Exatamente por isso, o gerente de competições e serviços às equipes, Frederico Nantes, ressaltou que não se trata do fim da linha para os locais que não apareceram na primeira versão.

“Utilizamos critérios técnicos e estes 54 locais atingiram a pontuação mínima para fazerem parte desta primeira relação. Isso não quer dizer que houve um corte ou que os mais de outros 200 inscritos não tenham condições e não possam fazer parte da versão final. Eles terão de sofrer algumas adequações para conseguirem entrar na versão final”, esclareceu.

A escolha das seleções acontecerá após o sorteio dos grupos, marcado para acontecer em dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia. As seleções terão até janeiro de 2014 para optarem por um local.

Veja algumas informações importantes sobre o processo:

- 23 meses de trabalho desde o início do processo até a entrega da primeira versão da lista.

- 181 municípios inscritos no processo nas duas primeiras janelas de inscrição

- Inscrições dos 26 Estados + Distrito Federal

- Pela primeira vez foi feito um catálogo online que permitirá uma atualização mais dinâmica e que leva em consideração as questões de sustentabilidade.

- Mais de 10 mil páginas de relatórios de avaliação.

- Mais de 30 mil fotos tiradas durante as inspeções.

- 43 municípios diferentes das cinco regiões do Brasil constam na primeira versão da lista.

- São Paulo foi o estado com o maior número de CTS aprovados – (20 pareamentos aprovados).

- Locais aprovados por Região:

Centro-Oeste - 3 locais - 5,5%

Nordeste - 3 locais - 5,5%

Norte - 4 locais - 7,4%

Sudeste - 30 locais - 55,6%

Sul - 14 locais - 26%

Fonte: http://pt.fifa.com/worldcup/news/newsid=1674173/

Arquivo divulgado pela FIFA com a lista das cidades que possuem CTS recomendados - http://www.fifa.com/mm/document/tournament/loc/01/67/33/67//tbc_complete_310712_1stversion.pdf

terça-feira, 24 de julho de 2012

Delegação japonesa visita Águas de Lindóia visando a Copa de 2014

 

Membros da Federação Japonesa de Futebol visitaram as instalações do Centro de Treinamento Oscar Inn Eco Resort, na quinta-feira, 5 de julho em Águas de Lindóia. A cidade é uma das candidatas a sub-sede da Copa do Mundo de 2014 e poderá receber uma das seleções do Mundial.

Acompanhados pelo prefeito Martinho Mariano, do diretor municipal de Esportee Lazer, Antônio Henrique Corsi e pelo ex-jogador e proprietário do CT, Oscar Bernardi, representantes da federação puderam conhecer e avaliar a estrutura local.

Até agora, duas delegações já visitaram Águas de Lindóia visando à instalação durante a Copa de 2014. Além da Delegação Japonesa, a comitiva Alemã também conheceu as instalações do CT Oscar Inn.

Fonte: http://www.aguasdelindoia.sp.gov.br/site/ver_noticia.php?id=1255

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Reunião em Águas de Lindóia debate a Copa 2014

 

Águas de Lindóia sediou terça-feira, dia 13 de março, mais uma reunião sobre a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil, e as Olimpíadas de 2016, que vão acontecer na cidade do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Centro de Recepção ao Turista, na Prefeitura Municipal, e contou com a participação de aproximadamente 20 pessoas entre comissão e público interessado.

Na ocasião, o diretor de esportes, Antônio Henrique Corsi lembrou a todos os presentes que Águas de Lindóia já está aprovada como uma das candidatas a ser cidade base, concorrendo a receber delegações estrangeiras. O diretor apresentou também os números referentes ao evento Copa do Mundo. Ao todo serão 90 cidades autorizadas e candidatas em todo o Brasil. Águas de Lindóia está entre as 37 selecionadas no Estado de São Paulo – que deverá receber de 10 a 12 seleções. “Nossas chances são enormes, estamos trabalhando muito para conseguir receber uma equipe, pois os benefícios serão muitos para todos os setores da cidade, entre eles a movimentação do turismo, consequentemente do comércio e ainda trará grande visibilidade e divulgação da cidade através da imprensa mundial”, destacou.

Antônio Henrique informou também que um material institucional de Águas de Lindóia já está sendo preparado com o intuito de divulgar ainda mais a cidade e reafirmar o município como destino aprovado e ideal pra receber delegações. Esse material de divulgação deverá ser afixado e distribuído na cidade, mas também será apresentado no próximo dia 30 de março em Vitória (ES), onde acontecerá a primeira reunião nacional do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014. “O próximo passo será enviar o material para as embaixadas, e trabalhar para que o município fique cada vez mais visado”, ressaltou Antônio Henrique.

A reunião também serviu para os participantes apontarem melhorias a serem realizadas em Águas de Lindóia, caso a cidade venha a ser confirmada como destino de uma das seleções que participarão da Copa. Placas de sinalização de trânsito e quantidade de lombadas no município foram assuntos colocados em pauta. Saúde, segurança, cobertura de telefone celular e rede hoteleira também foram temas tratados na reunião.

Fonte: http://www.aguasdelindoia.sp.gov.br/site/ver_noticia.php?id=1134

Veja a ficha das cidades com potencial para receber o evento - http://www.selt.sp.gov.br/Book_cidade_base.pdf

 

COPA 2014 – Segundo Seminário Cidade Base

 

O prefeito de Águas de Lindóia, Martinho Mariano, e o diretor de Esportes e Recreação do município, Antonio Henrique Corsi, participaram na quinta-feira, dia 09 de fevereiro, em São Paulo, do 2º Seminário Cidade Base. O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, e reuniu representantes das cidades paulistas que são candidatas a ser sub-sede da Copa do Mundo da Fifa de 2014. Na oportunidade o Comitê organizador local da Fifa agendou para dia 24 de fevereiro mais uma visita técnica a Águas de Lindóia.

O encontro discutiu os desafios e as oportunidades do Estado em sediar os centros de treinamentos das seleções que vão disputar a Copa do Mundo de 2014. O seminário foi aberto pelo governador Geraldo Alckmin e contou ainda com a presença do ex-técnico da Seleção Brasileira Luiz Felipe Scolari, que destacou em sua palestra “O que um treinador espera de um CT”.

Para o prefeito Martinho, estar entre as 37 cidades do Estado que poderão receber uma seleção na Copa do Mundo de 2014 é motivo de muita felicidade, pois mostra o reconhecimento e a confiança do Comitê no desenvolvimento e na infraestrutura existente em Águas de Lindoia. “Espero que nossa cidade seja confirmada como uma das cidades-base para receber uma seleção em 2014. Além dos nossos esforços, contamos com um grande parceiro, o ex-jogador Oscar Bernardi, que foi da Seleção Brasileira e também é proprietário do centro de treinamentos/complexo esportivo - Oscar Inn Sports Eco Resort”, destaca o prefeito.

Antônio Henrique explica que os CTS serão escolhidos pelas seleções a partir de uma lista apresentada pela FIFA, com os locais que apresentam pré-requisitos básicos como, por exemplo, a proximidade de um aeroporto, infraestrutura da cidade, rede hoteleira, entre muitos outros. Ele ressalta ainda que o fato de Águas de Lindóia ter sido selecionada entre as cidades paulistas já tem dado grande destaque ao município na imprensa. “Estamos empenhados e trabalhando para conseguir receber em nossa cidade uma seleção. Já passamos várias etapas e ainda estamos no páreo”, destacou o diretor de Esportes de Águas de Lindóia.

Fonte: http://www.aguasdelindoia.sp.gov.br/site/ver_noticia.php?id=1072